Prefeitura inicia cronograma anual de poda de árvores em Lucas do Rio Verde

0
70
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou nesta semana o cronograma de poda de árvores na cidade. O primeiro bairro a receber as equipes contratadas para o serviço, foi o Alvorada.

A prioridade neste momento é atender os bairros que não receberam as podas no ano passado.

Para 2024, estão credenciadas 16 empresas que irão realizar a ação em todo o município. Nos próximos dias, o trabalho deve ser intensificado no Jardim das Palmeiras e no Rio Verde. Na sequência, de acordo com a agenda de trabalho, as equipes serão direcionadas para os bairros Veneza, Cerrado, Jardim Imperial, Parque das Américas. 

Na medida em que a ação vai sendo feita nas comunidades, a poda de árvore deve avançar até concluir todos os bairros. 

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Obras, o trabalho segue alguns critérios preestabelecidos em um manual, padronizando o serviço por todas as empresas contratadas.

Este ano, a intenção é realizar uma poda mais ornamental na cidade, com o objetivo de deixar as árvores do mesmo tamanho e formato, evitando que os galhos danifiquem a rede elétrica e não interrompam a passagem de pessoas no passeio público.

No entanto, existem necessidades diferentes, e alguns tipos de podas, como a poda de formação, a programada ou preventiva, poda de correção em casos em que a árvore foi plantada de forma inadequada, a poda de limpeza no período de brotação. Além da poda de rebaixamento dedicada a árvores mais velhas que estão prejudicando a rede elétrica e a iluminação, a poda emergencial quando os galhos estão tocando a rede elétrica e por último a poda drástica – feita para reparar a copa de uma árvore que recebeu poda emergencial muito severa.

“Nós já vinhamos mapeando a necessidade de poda de árvores, assim como nossa equipe de fiscalização. Pedimos a compreensão da população, para que em breve consigamos atender os pontos de maior necessidade e o município todo”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin.