SISU 2024: Inscrição abre 22 de janeiro; veja prazo e quando sai o resultado

0
65

Sistema de Seleção Unificada (SISU) recebe inscrições na próxima semana. Estimativa é ofertar cerca de 264 mil vagas.

Fique atento estudante! O Sistema de Seleção Unificada (SISU) gerido pelo Ministério da Educação (MEC) que visa ofertar vagas a estudantes em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil receberá inscrições nos próximos dias.

O sistema usa como base a média da nota tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que teve resultados divulgados ontem (16) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e de acordo com o perfil socioeconômico de cada candidato.

As inscrições para a primeira edição do SISU 2024 poderão ser realizadas no decorrer da próxima semana, de 22 de janeiro até as 23h59min do dia 25 de janeiro de 2024. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada, exclusivamente, via internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Ao realizar a inscrição, o estudante preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do SISU.

Mesmo após a inscrição é possível que o candidato altere a opção do curso desejado até o fim do dia 25. A inscrição válida será a última opção registrada no sistema. Após o período de inscrições, o resultado será publicado no dia 30 de janeiro de 2024.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do SISU. Os candidatos devem manifestar interesse pela lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Para os candidatos selecionados, as matriculas aos cursos deverão ser realizadas do período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. A distribuição das vagas no SISU 2024 será realizada considerando os percentuais do Censo do IBGE 2022 para as cotas: escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. A estimativa é que sejam ofertadas cerca de 264 mil vagas em cursos superiores em todo o país.

Para os candidatos não aprovados no SISU, vale lembrar que o edital do PROUNI foi lançado nesta quarta, dia 17.

Você precisa ver

Calendário do SISU 2024:

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024 pelo site SISU/MEC

Resultado: 30 de janeiro de 2024

Matricula dos selecionados: de 1º a 7 de fevereiro de 2024

Manifestação de interesse por lista de espera: de 30 de janeiro de 2024 a 7 de fevereiro de 2024

Fonte Acheconcursos.com.br / Por MATEUS NUNES DE PAULA