Doação de leite materno ajuda 1.679 bebês prematuros em MT; veja como doar

0
253

Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzem qualquer quantidade de leite

Em 2023, mais de 2 mil mães contribuíram com doações de leite, e ajudaram 1.679 bebês prematuros hospitalizados em Mato Grosso. Esses números são fruto do trabalho da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, sob coordenação da SES-MT (Secretaria de Estado de Saúde).

Enfermeira colocando leite doado em caixa térmica em hospital.
Rede fez coleta de 2.954 litros de leite humano. (Foto: Divulgação)

A rede opera com sete unidades de coleta, distribuídas estrategicamente na Baixada Cuiabana e em diversas regiões de Mato Grosso, incluindo Sul, Médio Norte e Teles Pires.

Ao longo do ano passado, a Rede realizou 13.028 atendimentos, entre individuais e em grupo, fez a coleta de 2.954 litros de leite humano e a doação de 2.128 frascos de vidro com tampa, que foram utilizados para distribuir leite aos recém-nascidos.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, afirma que a equipe continuará fortalecendo as ações para 2024.

Como o leite ajuda

Conforme o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, o leite materno proporciona mais qualidade de vida aos bebês recém-nascidos.

Rodrigo afirma que entre os bons resultados está a prevenção de anemias, o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da chance de desenvolver obesidade e a contribuição para o desenvolvimento cognitivo.

O nutricionista destaca que a campanha Fevereiro Laranja, que visa a conscientização sobre a leucemia infantil, busca incentivar a doação de leite humano e a continuidade da amamentação. Ele pontua que pesquisas recentes apontam que amamentar o bebê com leite materno por no mínimo seis meses pode reduzir o risco de leucemia infantil.

Como ser doadora

Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzem qualquer quantidade de leite para além do que o seu bebê necessita.

O nutricionista explica que a doadora precisa estar saudável, não fazer uso de nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação e continuar amamentando o seu bebê por até dois anos ou mais e de forma exclusiva pelos primeiros seis meses de vida.

Ao atender esses critérios, a pessoa pode se cadastrar em uma das seis unidades de coleta de leite humano distribuídas nos municípios de Cuiabá, (no Hospital Geral, no Hospital Universitário Júlio Muller, no Hospital e Maternidade Femina e no Hospital Beneficente Santa Helena), em Rondonópolis (na Santa Casa de Misericórdia), em Tangará da Serra (no Hospital Santa Ângela) e em Lucas do Rio Verde (no Hospital São Lucas).

Fonte : Primeira página