Fernanda Gentil revela diagnóstico de Paralisia Facial e ressalta a importância de atenção aos sinais do corpo

0
49

Recentemente, a apresentadora e jornalista Fernanda Gentil, de 37 anos, compartilhou em seu canal no YouTube uma experiência pessoal alarmante: o diagnóstico de paralisia facial, também conhecida como Paralisia de Bell. O episódio serve como um lembrete crítico para que todos estejamos atentos aos sinais que nosso corpo nos envia.

Gentil descreveu como começou a notar sintomas estranhos durante uma interação afetuosa com seu filho mais novo, Gabriel, de 7 anos. “Após um abraço caloroso, senti minha boca dormente”, relatou Fernanda. Inicialmente, a sensação foi deixada de lado, mas os sintomas persistiram e se intensificaram ao longo do dia seguinte, especialmente notados durante o trabalho. “Havia uma discrepância entre o lado esquerdo e o direito do meu rosto, o que era particularmente evidente ao enviar beijos, uma ação que normalmente seria simples”, explicou a apresentadora.

Confrontada com o temor de condições neurológicas graves, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou a presença de um tumor, Fernanda buscou ajuda médica. Após uma avaliação por vídeo e a realização de exercícios específicos, o médico descartou essas possibilidades.

Um exame mais aprofundado no hospital conduziu a um diagnóstico conclusivo: Paralisia de Bell. Essa condição é caracterizada por uma paralisia súbita parcial do rosto. Os profissionais de saúde destacam que a origem exata desta afecção nem sempre é clara, mas entre os fatores contribuintes pode-se incluir o estresse ou infecções virais, como o vírus herpes simplex, que a própria Fernanda mencionou carregar em seu organismo.

Fernanda Gentil aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da conscientização corporal e da procura por assistência médica imediata diante de sintomas incomuns. Ela alertou: “Estou aqui para encorajar a todos a escutar atentamente aos sinais do seu corpo. Ignorá-los ou negá-los não fará com que os problemas desapareçam; pelo contrário, pode piorá-los. Se algo não parece certo, busque orientação médica para investigar”.

Este evento destaca a necessidade imperativa de vigilância da saúde e a busca por diagnóstico e tratamento adequados diante do menor indício de irregularidade em nosso bem-estar. A pronta resposta de Fernanda Gentil aos sintomas da Paralisia de Bell sublinha a importância do autogerenciamento da saúde e da atuação responsável frente a sintomas potencialmente indicativos de condições médicas mais sérias.