Hospitais de MT têm até 300% de alta nos diagnósticos de Covid

0
56

Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat) destaca um aumento significativo nos casos positivos para Covid-19 em hospitais membros do sindicato em todo o estado. A comparação entre os meses revela um crescimento acentuado em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2023. Um dos hospitais registrou uma alta nos diagnósticos da doença de cerca de 300%.

Na média, o levantamento conduzido em três unidades privadas da capital identificou um aumento de 100%: o número de casos diagnosticados saltou de uma média de 27 em dezembro para 54 em janeiro.

A direção do Sindessmat expressou preocupações com a situação. “Os números absolutos ainda indicam uma baixa taxa de internações pela Covid-19, porém a tendência de crescimento na curva é alarmante e deve acender um sinal de alerta para a implementação de medidas de contenção, com o intuito de impedir a progressão destes números”, afirma Patrícia West, Diretora Executiva do Sindessmat.

Paralelamente, o sindicato enfatiza a importância de a população retomar medidas de prevenção da doença, além de se manter com a vacinação contra a Covid-19 atualizada, seguindo as doses recomendadas.

Refletindo essa mesma tendência de aumento, um levantamento da Associação Mato-grossense de Análises Clínicas (AMAC) revelou que, no mês de janeiro, houve um incremento de 105% na procura por exames para Covid-19 em relação a dezembro. Observou-se também um aumento de 247% na quantia de testes que resultaram positivos no primeiro mês do ano comparando com o mês anterior. Em dezembro, 18% dos exames realizados apontaram positivos para a Covid-19, enquanto em janeiro, este índice subiu para 31%.

Fonte Mídia News