Sorriso – SAMU vai iniciar as operações ainda este mês, garante Secretário

0
62

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está prestes a iniciar suas operações em Sorriso. Com todos os preparativos praticamente concluídos, o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, revelou que o serviço está programado para entrar em funcionamento ainda neste mês.

Inicialmente planejado para o dia 05 de fevereiro, o início das operações foi adiado para após o período de carnaval, aguardando a entrega final de material de consumo para atendimento, conforme explicou o secretário Marchioro. “Estamos comprometidos em garantir um serviço de qualidade e preferimos adiar o início para garantir que tenhamos todos os recursos necessários”, esclareceu.

A base do SAMU, localizada no Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME), já está pronta para receber as operações. Duas ambulâncias estão disponíveis, sendo uma delas equipada com suporte avançado de UTI móvel para atender casos mais graves.

A equipe do SAMU em Sorriso é composta por 24 profissionais altamente capacitados, distribuídos entre oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. Todos passaram por treinamentos especializados, sendo o primeiro conduzido por uma equipe dos bombeiros e o segundo realizado em Cuiabá, em colaboração com a equipe do SAMU da capital estadual. Diego Meneghel, coordenador do Serviço em Sorriso, destaca a importância dos treinamentos realizados em Cuiabá, enfatizando que proporcionaram uma oportunidade valiosa para vivenciar na prática o atendimento do SAMU. Os profissionais foram expostos a situações simuladas, incluindo abordagem em acidentes com urgência e emergência, traumas, hemorragias e emergências clínicas, além de práticas de estabilização, classificação e regulação de vítimas.

Luis Fábio Marchioro ressalta que a entrada em operação do SAMU representará uma significativa mudança para o município. “O SAMU permitirá o atendimento clínico no local do acidente ou onde a vítima tenha passado mal, agilizando e melhorando os serviços de saúde para a nossa população”, afirmou o secretário, agradecendo ao prefeito Ari Lafin pelo apoio à implantação do serviço. O SAMU estará disponível para atendimento pelo número 192 assim que iniciar suas operações efetivas.