Alta dos produtos da cesta de Páscoa supera a inflação; batata e azeite pressionaram

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A cesta de Páscoa encareceu bem mais que a inflação.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o conjunto de alimentos tradicionais da data que celebra a ressurreição de Cristo encareceu, em média, 9,29% entre março do passado e fevereiro deste ano.

Um aumento bem superior, mais que o dobro, do registrado pelo IPCA, índice apurado pelo IBGE e considerado a inflação oficial do país, que ficou em 4,5% no período.

De acordo com as análises da FGV, entre os itens que compõem a Cesta de Pascoa, os aumentos mais expressivos foram os da batata-inglesa e o do azeite, que ficaram praticamente 32% e 40% mais caros, respectivamente.

Bombons e chocolates, ovos de galinha, água e refrigerante, camarão e peixes como tilápia, pescada, atum e cação também estão entre os itens que encareceram.

Apesar da alta geral, alguns itens estão mais baratos, incluindo um dos itens mais consumidor nessa época, que é o bacalhau, cujo preço caiu em torno de 2,3%.

Também houve recuo nos preços da sardinha, da merluza e do salmão.