As plantas têm ‘poderes’ e podemos provar! Bruxa ensina 4 ervas medicinais

0
58

O herbalismo é o tipo de medicina mais antiga do mundo, que existe até hoje, apesar da evolução dos medicamentos sintéticos. A Bruxa herbalista Julia Belle Lampert, ensina algumas plantas com propriedades medicinais surpreendentes.

Há muitos anos, as pessoas que detinham conhecimentos sobre as funções medicinais das plantas que encontramos na natureza, eram vistas com estranheza, e as vezes até de forma preconceituosa.

Bruxas, xamãs, benzedeiras, enfim, existem muitos nomes mas todos conhecem e sabem bem os “poderes” que essas plantas podem ter. O Primeira Página conversou com a bruxa herbalista Julia Belle Lampert, de 22 anos, que ensina 4 ervas com propriedades medicinais surpreendentes. (Confira ao final da reportagem)

Julia é estudante do 5º semestre de biomedicina e é herbalista – uma tradição milenar em que se estuda e utiliza as propriedades medicinais das ervas.

Esta prática pode ser considerada o tipo de medicina mais antiga do mundo, que existe até hoje, apesar da evolução dos medicamentos sintéticos.

Moradora de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Julia nasceu em uma tribo indígena no município de Tupãciretan, situado no estado do Rio Grande Sul. Ela conta que começou a se conectar com sua espiritualidade quando descobriu como nós, seres humanos, somos conectados com a natureza.

“A minha vida mudou a partir do momento que me tornei bruxa, passei a ter uma alimentação melhor, uma saúde melhor. A bruxaria e a feitiçaria, estão ligados com o lado espiritual e místico. Algumas tribos foram evoluindo e deturpando o real significado das coisas e, sim, muitas vezes a bruxaria não foi usada para o bem”, explica.

Com tantas propriedades surpreendentes, as plantas despertaram o interesse de Julia em investir nos estudos e a partir do conhecimento que adquiriu (e continua adquirindo), ela iniciou a própria empresa de cosméticos, chamada Bruxa Garufa.

Em seu perfil no Instagram, ela compartilha as ervas utilizadas nos produtos e as propriedades especiais de cada um.

“Banhos, chás, remédios caseiros e incensos podem ser considerados bruxaria. Auxiliam na saúde da pele, agem no interior do corpo, resolvem problemas para dormir, dificuldades respiratórias e etc”, ensina.

A bruxa herbalista ensina 4 ervas com poderes surpreendentes. Veja abaixo.

Confira 4 ervas poderosas

Artemísia

Apesar de não ser fácil de encontrar em território nacional, por não ser nativa do Brasil, a artemísia é considerada uma planta milagrosa.

artemisia
Artemísia. (Foto: Reprodução)

Julia explica que a erva possui substâncias com grande o potencial de cura e tratamento profundo para diversas condições médicas como as dores menstruais, cânceres, ansiedades, dores articulares, falta de apetite e ainda regula o ciclo menstrual.

“A artemísia é uma planta com certeza mais voltada para o feminino, pois, assim como o nome, ela representa e promete acentuar a intuição, o lado feminino, as emoções e é capaz de proporcionar sonhos lúcidos. É a planta da qual eu mais me identifico e onde está girando meus estudos e pesquisas”, explica.

Dentre as propriedades dos preparados herbais feitos a partir da artemísia vulgaris, a erva também ajuda a regular o sono.

Sangue de dragão

O sangue de dragão nada mais é que a seiva de uma grande árvore chamada dragoeiro, nativa da Amazônia.

Seiva sangue de dragão. (Foto: Reprodução)
Seiva sangue de dragão. (Foto: Reprodução)

A substância tem potencial cicatrizante para feridas tanto profundas quanto superficiais, e é cientificamente comprovada como um dos cicatrizantes mais potentes do mundo. Além disso, a seiva também tem um potencial de curar e tratar úlceras, cânceres gastrointestinais, acnes, celulites e varizes.

Arruda

Com certeza deve ter uma folha de arruda no seu quintal e se não tem, com certeza tem no da sua avó. Além de ser fácil de encontrar, a planta tem um potencial calmante e de fortalecimento da energia surpreendentes.

Arruda. (Foto: Reprodução)
Arruda. (Foto: Reprodução)

A erva protege, acalma e fortalece o sistema imunológico. Trata estrias, celulites, varizes, dores crônicas e agudas, e também reumatoides e artrites com muita facilidade.

O consumo pode ser tóxico se em quantidades elevadas, mas em baixas quantidades é desintoxicante e trata com facilidade dores gastrointestinais e principalmente mal estar abdominal.

Também é ótima para fazer escalda pés e banhos.

Barbatimão

Outra erva fácil de ser encontrada é a barbatimão. A planta possui propriedades parecida com o sangue de dragão, mas também como a artemísia.

Barbatimao
Barbatimão. (Foto: Reprodução)

“É bem voltado para o feminino, trata problemas menstruais severos, regula o ciclo menstrual, trata dores menstruais e menstruações de longos períodos, ajuda no tratamento de cistos”, destaca Julia.

Ele não pode ser ingerido em grandes quantidades, assim como a arruda, pois é tóxico, mas trata diversos outros problemas femininos como candidíase, acidez, corrimento desregular, infecções como cistite e infecção urinária.

Fonte Primeira Página