Casamentos homoafetivos crescem 20% no Brasil

0
32

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atualizou dados sobre os registros civis no país e um dos dados divulgados é sobre casamento, que, segundo o IBGE, aumentou bastante entre os brasileiros homossexuais.

Em 2022, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu 20%, na comparação com 2021 – essa alta é cinco vezes maior em relação ao crescimento do número de casamentos entre pessoas do sexo oposto, que foi de 4%.

Vale lembrar que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é permitido no Brasil desde 2013.

Importante ressaltar que o levantamento considera apenas os casamentos civis registrados em cartório, e não as uniões estáveis.

Em 2022 foram registrados, ao todo, totalizando 970 mil e 41 casamentos – 11 mil deles, o equivalente a 1,1% do total, foram casamentos homoafetivos.

Seis em cada 10 deles, uniões entre duas mulheres.

Ainda de acordo como IBGE, o casamento homoafetivo aumentou todas as regiões do país, com destaque para a região norte, com alta de praticamente 33%; no Sudeste, que aparece em segundo, nessa análise, a alta foi de 24%.

Além de números sobre as uniões, o IBGE divulgou dados também sobre divórcios.

De acordo com o órgão, em 2022 foram registradas 420 mil separações, cerca de 33 mil a mais que em 2021. Nesse caso, o número considera tanto separações de casais hetero como de casais homossexuais.