Acontece na tarde desta sexta-feira (15) no Auditótrio da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde a Audiência Pública: “Você não está sozinh: Debatendo o combate à violência doméstica”.
O evento contou com a presença de mulheres que lotaram o espaço, além de autoridades municipais e estaduais, além da presença do Prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz Ribeiro, da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro, da Primeira Dama do Estado Virgínia Mendes, e, da Senadora Margareth Bizetti, que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado.
“É importante dicutirmos esse tema que é muito sensível, porque é um crime de difícil reconhecimento, porque acontece dentro de casa. Então é diferente do crime organizado que você pode ter um trabalho de inteligência, o que não é normalmente é feito pelo companheiro ou esse companheiro dentro de casa. Então esse é um tema sensível e que nós precisamos falar. Eu costumo dizer que pena de morte no Brasil existe. Essa história de que não existe pena de morte é mentira, porque o cara decreta e executa a mulher”, explicou a Senador que tem um projeto de lei pedindo o aumento da pena para esses homens que são presos por esses crimes.
“Eu tenho um projeto de lei que é o Pacote Antifeminicídio que está na Câmara dos Deputados e para a minha alegria, hoje eu fiquei sabendo que tem requerimento de urgência, assinado pela Procuradoria da Mulher da Câmara. Então deve ser pautado semana que vem”.
Já a Primeira Dama Virgínia Mendes resalta que o objetivo é trazer mais mulheres para que realmente se consiga fazer uma união mais forte nesta importante iniciativa.
“Além das que já estão com a gente e que a senadora consiga em Brasília, eu ainda defendo que a gente consiga uma lei mais rigorosa. Porque, acho que a gente deve propor uma lei muito mais rigorosa. Porque hoje o assassino mata, daqui dois, três, quatro, cinco anos, se têm brechas na lei, ele é solto. E ele vai matar a próxima, e são famílias que ficam sem a sua esposa, que ficam sem a sua mãe, ficam sem seus filhos. E são mães que choram poo suas filhas. Então acho que nós temos que lutar pra ter realmente de uma lei que faça com que o autor não saia da prisão, que não exista brecha”, explicou Virgínia Mendes.
A Secretária Janice Ribeiro, que é uma das idealizadoras do evento juntamente com a senadora Margareth e a Presidente da Câmara Sandra Barzotto, agradeceu o empenho do governo do Estado e de todas as pessoas envolvidas nesse objetivo que é aumentar a rede de enfrentamento ao combate à violência contra a mulher.
“Eu acredito que assim como a senadora já falou, nossa primeira dama também, eu acho que todas as primeiras damas, aqui da nossa região do nosso Estado, em um trabalho magnífico em relação à violência doméstica, e hoje aqui nós só temos a agradecer a tantas pessoas importantes do nosso Estado, que vem aqui pra gente sentar e falar em políticas públicas, pensar em melhorias, em leis mais severas, pra que a gente possa analisar esse problema, que devasta tantas famílias do nosso Estado. Então o momento muito importante nós estamos muito felizes em receber todos aqui”, concluiu Janice.