Cultura participa de Encontro de Gestores Municipais do Estado

0
31
Foto: Reprodução

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde participou de mais uma edição do Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Estado de Mato Grosso. O evento anual tem por objetivo reunir secretários, coordenadores e agentes públicos do setor para alinhar estratégias das ações culturais do ano, além de construir propostas para mudanças sociais e marcos regulatórios do setor. 

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foi realizado de 26 a 28 de março, no Cine Teatro Cuiabá, e contou com a presença de aproximadamente 300 representantes da cultura mato-grossense. 
Na ocasião, foram apresentados o planejamento da Secel para 2024, os aspectos jurídicos sobre fomento e os marcos regulatórios da cultura, orientações do Ministério da Cultura (MinC) sobre a Gestão da Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc, e os Direitos Culturais e a Cultura como Política Pública de Combate às Desigualdades, com o foco em trocar informações para dinamizar a execução dos recursos e construir propostas para mudanças sociais por meio de políticas culturais.

Representando o município luverdense, participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer e a supervisora técnica de Cultura Christine Rigo. Para Luciana, o encontro foi muito produtivo. “É de grande valia participar deste evento. Trocamos experiências entre gestores, observamos ações bem-sucedidas e discutimos sobre o edital Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc II, que em breve será feito o plano anual de aplicação do recurso em Lucas do Rio Verde”, contou a secretária.

Além de participar do Encontro de Gestores, a secretária Luciana Bauer participou, também, da primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), que funciona como uma instância de assessoramento técnico para o Conselho Estadual de Cultura e para articulação entre os gestores públicos nos níveis estadual e municipal. Entre as pautas o Edital da Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blac II foram destaques.

O estado de Mato Grosso ocupa posição de destaque na interação junto ao MinC, sendo a segunda maior delegação presente na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada no mês de março, em Brasília-DF. Já as Leis de Fomento, instituídas no âmbito da Cultura pelo MinC nos últimos anos, aumentou de 80 municípios aderidos na Lei Aldir Blanc 2020 para 125 na Lei Paulo Gustavo e 128 na Política Nacional Aldir Blanc.