Disputa pela Prefeitura de Cuiabá: Eduardo Botelho em vantagem nas intenções de voto

0
48

A corrida para a prefeitura de Cuiabá está se desenhando com contornos definidos segundo a mais recente pesquisa MT Dados. Com o cenário político local em ebulição, a atenção se volta para as estratégias dos principais candidatos à medida que Eduardo Botelho destaca-se na liderança, embalado por sua significativa fatia das intenções de voto. Vejamos como os números se distribuem entre os concorrentes e suas implicações políticas.

Situação Atual das Intenções de Voto em Cuiabá

CandidatoPercentual
Eduardo Botelho (União)33%
Abílio Brunini (PL)19%
Lúdio Cabral (PT)14%
José Roberto Stopa (PV)6%
Juca do Guaraná (MDB)4%
Marcos Ritella (PRD)1%
Não souberam/Não responderam17%
Branco/Nulo5%

Esta pesquisa, efetuada entre os dias 7 e 10 de março, expôs um leque de possíveis cenários eleitorais que alteram a dinâmica da disputa. A exclusão de certos candidatos das hipóteses analisadas parece beneficiar Botelho, que em todos os casos aumenta sua porcentagem de intenção de voto, mantendo-se como o candidato a ser batido.

Cenários Alternativos sem Determinados Candidatos

Sem Marcos Ritella e José Stopa:

CandidatoPercentual
Eduardo Botelho34%
Abílio Brunini19%
Lúdio Cabral15%
Juca do Guaraná4%
Não souberam/Não responderam20%
Branco/Nulo7%

Sem Marcos Ritella e Lúdio Cabral:

CandidatoPercentual
Eduardo Botelho38%
Abílio Brunini19%
José Roberto Stopa7%
Juca do Guaraná5%
Não souberam/Não responderam22%
Branco/Nulo9%

A liderança pronunciada de Botelho em todas as situações sugestivas de um segundo turno reflete não apenas a sua base de apoio consolidada, mas também uma fragmentação dos oponentes que parece incapaz de coalescer em torno de uma alternativa viável. Veja com nitidez:

Projeções para o Segundo Turno em Cuiabá

ConfrontoEduardo BotelhoOponenteBrancos/NulosNão souberam/Não responderam
vs. Abílio Brunini45%21%10%24%
vs. Lúdio Cabral44%18%12%26%
vs. José Roberto Stopa49%8%14%30%

Em contraste, sem Botelho na equação, Abílio e Lúdio disputariam ferozmente um segundo turno, com um ponto percentual de diferença, demonstrando que a presença de Botelho é um fator crucial nessa eleição.

A confiança depositada em Eduardo Botelho pelos eleitores de Cuiabá parece ser um reflexo da sua trajetória política e planos para a cidade, mas o jogo ainda está aberto e mudações de ventos políticos podem ocorrer até a data da eleição. A atenção agora se volta para a resposta dos demais candidatos e suas estratégias para tentar mudar essa dinâmica.