Município retoma atendimento na UPC para animais que estão na fila de espera

0
34

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde informa a população que os atendimentos na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) foram retomados.

Com a chegada da nova médica veterinária, a realização das cirurgias voltou a acontecer após um mês. Por conta disso, a equipe dará prioridade nos atendimentos dos 900 animais que estão na fila de espera, que já foram agendados previamente até o início do mês de março.

“Além dos animais da fila de espera, daremos prioridade também aos que são de protetores independentes, que são os animais de rua, que chegam na unidade com uma certa urgência, por isso a necessidade de suspender os novos agendamentos para a sociedade não ficar aguardando. Com a conclusão dos atendimentos destes animais, a nossa ideia é realizar um mutirão, fazendo as cirurgias nos turnos matutino e vespertino, para serem castrados no menor tempo possível”, explicou a zootecnista responsável pela UPC, Carine Moreira.

A equipe da unidade entrará em contato com os tutores que estão na fila de espera para a marcação da cirurgia, através do telefone de contato cadastrado no formulário de agendamento. 

Os munícipes que já estão com o cadastro aprovado e o animal apto para a cirurgia, se não comparecerem no dia e horário marcado, voltarão para o fim da fila de cadastros.

NOVAS CASTRAÇÕES

O agendamento da cirurgia de castração para novos animais será retomado em breve, assim que forem finalizados os atendimentos dos animais da fila de espera.

A Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) funciona no bairro Industrial e oferta o procedimento gratuitamente para pessoas que sejam cadastrados no CadÚnico, que recebem até três salários-mínimos, e para responsáveis por ONGs protetoras de animais da cidade.

É necessário apresentar também os documentos pessoais e o comprovante de endereço.

O município conta atualmente com cerca de 30 mil animais. Em 2023, foram castrados 1.288 através do projeto.

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem trabalhando para realizar em breve, a microchipagem desses animais. O objetivo é fazer o devido controle dos cães e gatos, facilitando a sua identificação caso ele fuja ou se perca, evitando também o seu abandono.

Dúvidas e mais informações podem ser sanadas através do telefone (65) 9 9844-2695 ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Por Ascom Prefeitura/Carine Alves