Para 74% dos brasileiros, STF incentiva corrupção ao anular penas da Lava Jato

0
206

À medida que o Supremo Tribunal Federal (STF) se aproxima de uma década desde o início das ações da operação Lava Jato, uma recente pesquisa conduzida pelo Instituto Quaest, a pedido da Genial Investimentos, revelou um descontentamento significativo na visão pública da entidade máxima do judiciário brasileiro. O levantamento aponta que uma parcela considerável da população, 74%, percebe o STF como um órgão que “incentiva a corrupção” mediante a anulação de punições impostas durante a operação Lava Jato a grandes empreiteiras.

Este sentimento se mostra particularmente notável entre aqueles que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, com 85% compartilhando dessa crítica ao tribunal. Seguidamente, entre os eleitores que votaram nulo ou no atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as taxas de percepção negativa são igualmente altas, com 70% e 68%, respectivamente.

Destacáveis na crônica recente do STF, decisões de ministros como a suspensão das multas dos acordos de leniência firmados pela Odebrecht (presentemente denominada Novonor) e pela J&F, sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli, e a anulação de condenações, têm suscitado debate quanto à posição do tribunal no combate à corrupção. Curiosamente, a corte também foi palco para uma decisão que viabilizou a participação de Lula nas últimas eleições, após anular suas condenações pela Lava Jato com 8 votos a 3, sob relatoria do ministro Edson Fachin.

É pertinente mencionar que a operação Lava Jato em si conta com o endosso de 49% dos entrevistados em termos de eficácia no combate à corrupção, indicador esse que, por si só, apresenta uma divisão de opiniões.

A pesquisa do Instituto Quaest foi realizada presencialmente e ouviu 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro deste ano, ostentando uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A distribuição na atenção dada à Lava Jato entre os pesquisados varia, com alguns acompanhando de perto e outros observando apenas de forma ocasional ou nem mesmo acompanhando as notícias.

A seguir, está a tabulação dos dados coletados na pesquisa:

Percepção do STF “incentiva a corrupção”Ex-Presidente Jair BolsonaroVoto NuloPresidente Luiz Inácio Lula da Silva
Sim85%70%68%
Não14%
Não sabe/Não respondeu1%
Seguimento das notícias da Lava JatoPercentual
Acompanhava de perto15%
Acompanhava um pouco29%
Ouvia falar, mas não acompanhava28%
Nunca acompanhou28%

Esse estudo sugere uma necessidade de revisão e potencial reforço nas práticas judiciárias para reconquistar a confiança da opinião pública e reafirmar seu compromisso com a justiça