Saiu o resultado da lista de espera ProUni 2024, e agora? Confira o que fazer!

0
73

O Ministério da Educação (MEC) concluiu recentemente a divulgação das duas etapas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2024. Ao todo, foram ofertadas 402.092 bolsas de estudo, das quais 304.638 foram integrais, ou seja, cobrem 100% da mensalidade, enquanto as outras 97.454 foram parciais, custeando 50% dos gastos com os cursos superiores. Estas bolsas distribuíram-se por 15.482 cursos de 1.028 instituições de ensino superior que fazem parte do programa.

Para aqueles que ainda não foram selecionados, o MEC disponibilizou uma nova oportunidade através da lista de espera do ProUni 2024. Os indivíduos que mantêm o sonho de obter uma formação no ensino superior ainda têm chance de ser contemplados.

A Lista de Espera do ProUni 2024

Nos dias planejados, 14 e 15 de março, aqueles que não foram aprovados nas chamadas anteriores poderão expressar seu interesse em integrar a lista de espera, seguindo as instruções detalhadas na página do MEC. As bolsas que não foram alocadas durante as convocações regulares serão atribuídas aos estudantes da lista de espera que validarem as informações fornecidas em suas inscrições. O resultado desta fase será anunciado em 18 de março.

Procedimento Após a Aprovação na Lista de Espera

Se seu nome for listado entre os aprovados na lista de espera, é fundamental procurar a instituição de ensino superior relacionada para fornecer a documentação necessária. Os estudantes devem verificar se a entrega dos documentos pode ser feita de forma digital ou se é obrigatória a presença física na instituição.

O edital ainda alerta para a necessidade de prestar atenção às informações sobre local, data e horário disponibilizados pelas instituições para a conferência dos dados dos candidatos. Pode haver, inclusive, a exigência de participar de um processo seletivo interno da instituição de ensino superior. O período para realização dessas etapas é do dia 19 ao dia 27 de março.

Finalizado esse procedimento, cabe às instituições educacionais proceder com a inclusão no sistema do ProUni sobre a aprovação ou não dos candidatos da lista de espera, além de efetivar a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou o Termo de Reprovação conforme o caso. Este processo deve ocorrer entre os dias 28 de março e 11 de abril.