Stopa toma posse como prefeito de Cuiabá, após afastamento de Emanuel Pinheiro

0
96

Vice-Prefeito de Cuiabá Assume Comando da Cidade Após Escândalo de Corrupção

Cuiabá amanheceu hoje sob nova liderança administrativa. José Roberto Stopa, até então Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Obras pelo Partido Verde (PV), assumiu oficialmente as rédeas da Prefeitura da capital mato-grossense. A cerimônia de posse, conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Chico 2000, se deu pontualmente às 9h desta terça-feira, marcando um novo capítulo político após conturbadas revelações.

O movimento abrupto para o câmbio de poder veio na esteira do afastamento determinado para o Prefeito Emanuel Pinheiro, que foi apartado de suas funções por um período de 180 dias. Sua retirada do cenário político é o mais recente desdobramento de uma investigação que apura graves delitos relacionados à gestão dos cofres públicos.

O cerne da questão paira sobre o envolvimento de Pinheiro em alegações de constituir parte de uma rede de ilícitos, apontada como responsável pelo desvio de cifras que beiram o exorbitante montante de R$ 1,2 bilhão, desfalques estes oriundos das operações na Secretaria Municipal de Saúde.

A decisão judicial, deliberada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, veio à luz após o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pelo promotor Carlos Roberto Zarour César, apontar a necessidade do afastamento de Pinheiro. Tal pedido se baseou em evidências apresentadas em documento datado de 15 de fevereiro, que também traz acusações direcionadas a outras figuras públicas, incluindo o ex-assessor-executivo da Secretaria de Governo, Gilmar Cardoso.

Com os detalhes ainda emergindo e o drama político se desdobrando, Cuiabá se encontra em um momento de inflexão e cautelosa expectativa enquanto José Roberto Stopa assume o cargo de Prefeito interino, com o desafio de liderar a cidade em meio a turbulências e reconstruir a confiança da população nas instituições municipais.