60% das instituições de ensino superior no Brasil têm desempenho médio, segundo o Inep

0
68
Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, atualizou a lista dos cursos de graduação mais bem avaliados do país.

Periodicamente, o Inep divulga o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição e, na mais recente edição, o IGC considerou 1.998 instituições de educação superior, incluindo públicas s privadas.

De acordo com o levantamento, 554 das quase duas mil instituições avaliadas,  num percentual que beira 28%, tiveram o melhor desempenho, ficando entre as faixas 4 e 5 do indicador.

Outros 6 em cada 10 obtiveram nota 3 e 234, quase 12%, ficaram na faixa 2.

Apenas seis universidades, o que não equivale a meio por cento do total, obtiveram o conceito mais baixo e ficaram na faixa 1.

Entre as instituições avaliadas, 111 eram públicas federais, ou seja, de responsabilidade da União. Desse total, 94 obtiveram IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador.

Para comparação, entre as 1.503 eram universidades ou faculdades privadas com fins lucrativos avaliadas, 215 instituições obtiveram o IGC igual a 4 ou 5.

Vale destacar também que  12 universidades aparecem pela primeira vez entre as melhores do país, sendo listadas na faixa 5 do indicador.

Cinco federais, que são as universidades federais da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Universidade Federal de Santa Maria; uma estadual, a Unioeste, que é a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e seis privadas: as PUCs do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Faculdade Cesgranrio, no Rio, a Fundação Pedro Leopoldo, em Minas, e a Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo.