Vem aí a segunda edição do Prêmio de Eficiência e Inovação do Governo de Mato Grosso

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Crédito - Christiano Antonucci/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso está preparando o edital da 2ª edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. O prêmio tem o propósito de incentivar a inovação nos órgãos do Estado, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços ofertados à população e, ainda, tornar o Estado cada vez mais eficiente.

O edital está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O Prêmio de Eficiência e Inovação reconhece e valoriza servidores públicos que se propõe a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão e políticas públicas. 

Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a primeira edição atingiu o objetivo de valorizar servidores que apresentaram boas ideias e práticas que levam a eficiência do serviço público. “O prêmio gerou uma onda positiva entre os servidores. Nos fez pensar e avaliar que todos nós temos potencial de aplicar conhecimento à administração. E quando fazemos isso, trazemos benefícios de imediato à sociedade, que é o grande objetivo da administração pública: fazer as entregas e fazer com que o serviço público chegue ao cidadão com maior eficiência, qualidade e a um menor custo possível”, destaca o secretário.

A 1ª edição do Prêmio de Eficiência e Inovação teve 470 iniciativas inscritas nas categorias Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita e Satisfação do Cidadão ou do Servidor, sendo que 30 delas foram premiadas. As dez práticas implantadas e vencedoras da Categoria de Redução de Custos/Melhoria da Receita registraram uma redução de custos da administração pública em cerca de R$ 21 milhões e aumento de receita em aproximadamente R$ 33 milhões, no período de 2021 a 2023.

A premiação foi em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante. A premiação em dinheiro foi de R$ 40 mil, para o 10º colocado, até R$ 200 mil, para o 1º lugar. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”. Além disso, as práticas vencedoras serão aceleradas pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações, para serem replicadas em outros órgãos.

A entrega do prêmio ocorreu no dia 15 de abril, em Cuiabá, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, de secretários de Estado, comissões organizadoras e avaliadoras setoriais, banca avaliadora e todos os finalistas.