Brasil sobe 10 posições no ranking mundial que mede a liberdade de imprensa

0
124
faceless photographer in warm clothes taking photo
Photo by Justin L U C K on Pexels.com

O Brasil melhorou no ranking mundial que mede a liberdade de imprensa.

De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteira, o nosso país agora está na posição de número 82 entre 180 nações e territórios analisados.

No relatório do ano passado, o Brasil aparecia na posição de número 92.

O ranking é elaborado a partir de 120 perguntas. O questionário é traduzido para 26 idiomas e conta com a participação de milhares de respondentes. Cada especialista responde a respeito do próprio país em que vive. O levantamento considera questões políticas, sociais e econômicas.

Para o ranking atual, as respostas atuais foram coletadas nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Segundo a ONG, a melhora do Brasil no ranking é reflexo direto da normalização do relacionamento entre jornalistas e o Poder Executivo – uma relação que foi conturbada no governo anterior.

O nosso país, inclusive, chegou a entrar na “zona vermelha” do ranking de liberdade de imprensa em 2021, pela primeira vez em 20 anos, ao lado de países como Bolívia, Nicarágua, Rússia e Índia.

No topo do ranking atual, como país com a melhor liberdade de imprensa, está a Noruega. Dinamarca, Suécia, Holanda, Portugal e Irlanda são países onde a situação para o trabalho da imprensa também é considerada boa.

Na posição de número 82, o Brasil aparece no grupo dos países onde a situação é sensível, grupo em que também estão nações como Itália, Argentina, Japão e Estados Unidos, por exemplo.

Já em países como Rússia, que ocupa a posição de número 162 do ranking e Coreia do Norte, na posição de número 177, a situação para o trabalho da imprensa é considerada grave.