Espetáculo Circense chega a escolas municipais de Lucas do Rio Verde

0
56

Além do município luverdense, o projeto ainda percorrerá as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Boa Esperança do Norte e Tapurah

Alunos da rede municipal estão participando de oficinas do Projeto Circo no Brasil, que iniciou nesta segunda-feira (27) e segue até 29 de maio, em Lucas do Rio Verde. Os primeiros a receber o espetáculo circense, foram os estudantes da Escola Vinícius de Moraes, na tarde desta segunda-feira (27), no ginásio de esporte da unidade escolar.

Durante esses dias serão proporcionados espetáculos com profissionais do Circo no Brasil para os alunos da rede municipal, o objetivo central do projeto, é levar a magia circense para mais de 15 mil crianças mato-grossenses de todas as idades. A iniciativa conta com apoio Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, sendo realizada pela empresa Agro Baggio.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

O projeto conta com um espetáculo que mistura teatro, dança e técnicas circenses para levantar questões importantes sobre sustentabilidade, educação ambiental e a vida no campo. Além da apresentação, o projeto também realizará oficinas, atividades culturais e educativas para professores da rede pública de ensino e profissionais da cultura.

“Ao incorporar a sustentabilidade como tema central em seus espetáculos, o circo se torna uma poderosa ferramenta para conscientização. Quando combinado com educação, não apenas entretém e encanta, mas também educa e inspira o público, transmitindo informações relevantes e incentivando ações positivas em prol do meio ambiente”, afirma Elaine Lovatel, secretária de Educação.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Para nós é uma grande oportunidade de receber novas experiências que transcendem o nosso conhecimento só dentro da sala de aula. É importante para os alunos, mas também para o nosso corpo docente. O circo, como uma forma de arte universal, transcende barreiras de idioma, cultura e idade, tornando-se acessível a todos”, pontua a diretora da Vinícius de Moraes, Débora Nascimento.

O projeto ainda percorrerá as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Boa Esperança do Norte e Tapurah.

O projeto também leva atividades que envolvem a participação do público. A ação tem exposições fotográficas com os bastidores da vida circense, oficinas para mais de 2 mil alunos de escolas públicas, nas quais eles aprendem os fundamentos do malabarismo e técnicas de palhaçaria, uma palestra virtual para cerca de 600 professores contando a história do circo, e workshops para qualquer pessoa que queira entender como inscrever projetos culturais em leis de incentivo.

Em continuação aos trabalhos, a equipe do Circo no Brasil realizou na noite de segunda-feira (28), um treinamento com os produtores culturais na Secretaria de Cultura e Turismo. Na ocasião, foram abordados assuntos como tirar as ideias do papel e colocar em prática, a importância de fomentar a cultura local e agregar outras culturas.

“A gente está com esse projeto, viajando pelo interior de Mato Grosso, com foco principal em levar a arte do circo para a comunidade, crianças nas escolas de ensino fundamental da rede pública e profissionais da área. Faremos oficinas de malabares, perna de pau, equilibristas, entre outras e workshops para produtores culturais, explicando sobre capitações, como montar projetos, como realizar eventos e vários temas que não podemos perder o equilíbrio”, explica Kadu Moratori, produtor executivo do projeto

Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino / Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão