Hamilton domina primeira sessão de treinos em Mônaco, com Piastri e Russell seguindo de perto

0
137

Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP de Mônaco. Oscar Piastri ficou em segundo lugar, pilotando uma McLaren com as cores do Brasil em homenagem a Ayrton Senna, e George Russell completou os três primeiros.

Max Verstappen e seu companheiro Sergio Perez não chegaram a utilizar os pneus macios. As equipes Ferrari, Haas e Williams também optaram por focar nos pneus médios e duros nesse primeiro treino livre. Entre esses pilotos, Charles Leclerc foi o mais veloz, ficando em quinto. Carlos Sainz ficou em décimo, seguido de Max Verstappen em 11º e Sergio Perez em 12º. Essa tática poderia ser arriscada, dado que há uma previsão de chuva para a segunda sessão, e as nuvens foram aumentando ao longo do primeiro treino.

A sessão mostrou equipes executando diferentes programas, com algumas testando os pneus duros, outras focando nos médios, e as voltas mais rápidas sendo feitas com os pneus macios, embora os pilotos ainda não estivessem forçando 100%. Eles preferiram construir sua confiança para atacar mais forte na classificação, algo fundamental em Mônaco.

Charles Leclerc, que nunca subiu ao pódio em seu GP caseiro, começou atacando desde o início e gerou uma bandeira vermelha a 15 minutos do final após atropelar uma peça caída do carro de Zhou Guanyu, que havia tocado o muro pouco antes. A sessão não ficou muito tempo parada. Outro ponto de interesse foi que as faixas de publicidade não resistiram por muito tempo; apenas a velocidade dos carros foi suficiente para rasgá-las, especialmente no trecho da Tabac, após o túnel.

Os pilotos que não utilizaram os pneus macios focarão mais no ajuste para a classificação na segunda sessão de treinos livres, que começa ao meio-dia, horário de Brasília.