Instrutor de reiki e outras 18 atividades entram para lista de ocupações do mercado de trabalho brasileiro

0
69
Divulgação

O guia oficial do Ministério do Trabalho e Emprego que lista as ocupações exercidas pelos trabalhadores do nosso país ganhou 19 novas atividades.

Feito em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, a OIT, o Guia Brasileiro de Ocupações é uma ferramenta que ajuda estudantes a escolher uma profissão e até mesmo adultos que querem mudar de carreira.

O guia permite que qualquer pessoa consulte informações, por exemplo, sobre as atividades, os conhecimentos e as habilidades necessárias para cada ocupação, além de dados sobre postos de trabalho, distribuição geográfica das vagas e salários médios pagos pelas empresas.

Atualmente, são listadas 2.741 ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro. 19 são novidade.

Entre elas, profissões como o terapeuta reiki, o instrutor de ioga, o instrutor de meditação, o facilitador de biodança e o facilitador de grupos de movimento, que são atividades ligadas a saúde e bem-estar

Três das novas ocupações do guia são desenvolvidas com bebês e criança: lactarista, que prepara e cuida da nutrição dos bebês em creches e hospitais, e brinquedista, responsável pelo funcionamento de brinquedotecas, além do condutor escolar terrestre.

Três profissionais que lidam com animais também passaram a fazer parte do guia, como condutor de cães domésticos, ou passeador, o monitor de animais domésticos, profissional apto a realizar, por exemplo, tosa e procedimentos de higiene e enfermagem veterinária e o instrutor de mobilidade com cães-guia.

Também foram incluídas as profissões de hidrojatista, que opera equipamentos que utilizam jatos de água sob alta pressão, ufólogo e ergonomista, o responsável por um ambiente de trabalho com mais ergonomia.

Completam a lista das 19 novas ocupações, ainda, o analista de sucesso do cliente, o analista de experiência do cliente, o confeccionador de perucas, o biólogo em meio ambiente e diversidade e o biólogo em saúde.