Intel vai paralisar construção de fábrica de US$25 bi em Israel, segundo site

0
74
© Thomson Reuters

JERUSALÉM (Reuters) – A Intel está paralisando planos de construir uma fábrica de 25 bilhões de dólares em Israel, disse o site de notícias financeiras israelense Calcalist nesta segunda-feira, reportagem que não foi negada nem confirmada pela fabricante de chips. 

A empresa norte-americana, questionada sobre a reportagem, citou a necessidade de adaptar grandes projetos a cronogramas em mutação, sem se referir diretamente ao projeto. 

“Israel continua sendo uma das nossas principais localizações globais de produção e P&D e continuamos totalmente comprometidos com a região”, disse a Intel em comunicado.  

“Gerenciar projetos de larga escala, especialmente em nossa indústria, muitas vezes envolve se adaptar a cronogramas em mutação. Nossas decisões são baseadas em condições de negócios, dinâmicas de mercado e administração responsável de capital”, afirmou. 

O governo de Israel concordou em dezembro em conceder um subsídio de 3,2 bilhões de dólares para a Intel construir uma fábrica de chips de 25 bilhões de dólares no sul de Israel. 

A Intel havia dito anteriormente que a fábrica proposta para sua localização em Kiryat Gat, onde já tem uma fábrica de chips, era “parte importante dos esforços da Intel para promover uma cadeia de suprimentos global mais resistente”, junto com investimentos da empresa na Europa e nos Estados Unidos. 

A planejada fábrica Fab 38 estava prevista para ser inaugurada em 2028 e operaria até 2035. 

A Intel emprega quase 12.000 pessoas em Israel. 

(Reportagem de Ari Rabinovitch)