Mais de 380 bolsas de sangue foram coletadas no primeiro semestre em Lucas do Rio Verde

0
60
Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

Desde 2015, no mês de junho é comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas. A ação integra a campanha Junho Vermelho.

Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam a doação de sangue regularmente.

Em Lucas do Rio Verde, de acordo com dados repassados pela Secretaria de Saúde, de janeiro a junho de 2024 um total de 385 pessoas realizaram suas doações de sangue de forma regular. Em 2023, no mesmo período, cinco campanhas foram concluídas, sendo em janeiro, fevereiro, abril maio e junho, totalizando 327 bolsas coletadas. Em 2022, foram 375 bolsas de sangue coletadas de janeiro a junho.

De acordo com o bioquímico e citologista, Gilmar da Silva Pereira o sangue é essencial para tratamentos, intervenções de urgência e emergência, cirurgias complexas e cuidados maternos e neonatais. “Eu quero agradecer a população luverdense que vem nos ajudando nas campanhas de doação de sangue realizadas mensalmente. Doar sangue é um ato voluntário, de consciência, seguro e altruísta, que salva vidas e ainda contribui para o bem-estar de quem necessita de transfusões regulares ou passa por tratamento de alguma comorbidade”, pontuou.

O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é seguro e exige poucos requisitos. Basta observar as restrições em relação a peso, idade e condições de saúde.

Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).

A próxima campanha de doação de sangue será realizada no dia 13 de julho, na UBS Cerrado, o agendamento estará aberto a partir do dia 11 de julho, às 7h, no site da Prefeitura.