Senac-MT abre inscrições para curso gratuito de ‘Mídias Digitais para a Melhor Idade’

0
164
Divulgação Senac-MT

A unidade ‘Quantum’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), localizada na região do Porto, em Cuiabá, está com inscrições abertas para o curso gratuito de ‘Mídias Digitais para a Melhor Idade’, uma iniciativa inédita da instituição. São oferecidas 20 vagas para pessoas com 45 anos ou mais, com no mínimo o Ensino Fundamental, mesmo que incompleto.

A formação tem como objetivo capacitar o público da terceira idade para o uso de diversas ferramentas e recursos digitais, facilitando sua interação social com amigos, familiares e comunidade, explica a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.

“O Senac é uma instituição comprometida com a inclusão social e produtiva de todos os públicos. Nossos cursos não possuem limite de idade para ingresso e esta formação, em especial, visa proporcionar à terceira idade o domínio de ferramentas digitais, promovendo a inclusão plena no mundo digital”, destaca a dirigente.

O curso tem início previsto para a próxima segunda-feira (15) e terá duração de duas semanas, indo até o dia 26/7. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

“Os alunos aprenderão, entre outros tópicos, noções básicas de funcionamento de smartphones, tablets, notebooks e computadores; como instalar aplicativos e programas nos dispositivos; o que são redes e mídias sociais, como se comportar e interagir nesses ambientes; como usar as tecnologias e acessar a internet de forma segura, identificando links e arquivos maliciosos”, complementa Rosana.

Os interessados podem entrar em contato com o ‘Senac Quantum’ pelo WhatsApp (65) 9 9671-4543 ou procurar diretamente a unidade, localizada na Avenida Tenente Coronel Duarte, n.º 2.140, Centro Sul da capital, nas proximidades do Shopping Popular. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.

Percentual de Idosos que Utilizam a Internet Segue Aumentando e Chega a 62,1%

O percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mesmo com o uso da internet crescendo em todos os grupos, o crescimento foi mais acelerado entre os idosos. Em 2016, a proporção de idosos que usavam a internet era de 24,7%, subindo para 62,1% em 2022.

Outro levantamento, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Offer Wise Pesquisas, analisou a relação desse público com a tecnologia. Entre os idosos conectados, a principal motivação é se informar sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%). Eles também utilizam a web para manter contato com outras pessoas (61%) e buscar informações sobre produtos e serviços (54%). O principal meio de acesso é o smartphone, citado por 84% dos idosos que usam a internet.

De acordo com a pesquisa, os aplicativos que os idosos mais utilizam no celular são redes sociais (72%), de transporte urbano (47%) e bancários (45%). O WhatsApp é a rede social mais utilizada (92%), seguida do Facebook (85%) e YouTube (77%).

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)