Tupperware, que já foi a marca nº 1 de potes no mundo, pede recuperação judicial nos EUA

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Marca conhecida e admirada pelos brasileiros, a Tupperware entrou com pedido de recuperação judicial após passar anos enfrentando a queda nas vendas e aumento da concorrência. A tradicional fabricante de vasilhas e potes de cozinha informou ter ativos de US$ 680 milhões e uma dívida de US$ 1,2 bilhão.

A crise financeira começou em 2020, quando a empresa passou a ter dúvidas de sua capacidade de continuar operando. Nem a substituição do CEO, no ano passado, fez com que a marca se recuperasse. Em junho deste ano, a Tupperware planejou fechar sua única fábrica nos Estados Unidos e demitir quase 150 funcionários.

Com o pedido de recuperação agora, a empresa continuará funcionando, mas poderá adiar o pagamento das dívidas para ajustar suas finanças e negociar com os credores. A Tupperware chegou no Brasil nos anos 70 e era vendida por catálogo, em reuniões de mulheres. O modelo era o mesmo da Avon, fabricante de cosméticos. À medida que as mulheres foram entrando no mercado de trabalho, as vendas de porta em porta começaram a fracassar.

O crescimento das plataformas de vendas pela internet também colocou em xeque a forma de vender os tradicionais potes de plástico.