Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Projeto de aquaponia da Seaf realiza primeira despesca em Tangará da Serra nesta quarta-feira (9)

Assessoria Seaf

Será realizada nesta quarta-feira (09/07), às 10h, no Instituto Resgate e Liberdade, João L. Pizzato, em Tangará da Serra, a primeira despesca do projeto-piloto Ciclo Vivo, iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT).

O Ciclo Vivo é um projeto inovador de aquaponia, tecnologia sustentável que integra a criação de peixes à produção de hortaliças, com uso inteligente da água e reaproveitamento de resíduos orgânicos. O sistema permite uma economia hídrica de até 90%, promovendo geração de renda e inclusão social, especialmente em comunidades terapêuticas e rurais.

O diferencial da tecnologia está no sistema de filtragem analógica: os resíduos sólidos dos peixes são reaproveitados para irrigação externa, enquanto o restante da água é purificado por filtros biológicos com pastilhas bacterianas de origem alemã, retornando limpa ao sistema em um ciclo fechado, econômico e ecológico. Em seis meses de funcionamento, não foi necessária a reposição de água.

Além de Tangará da Serra, o projeto já está em operação na Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, em Cuiabá, e em fase de implantação em outras três localidades: na Associação dos Moradores Rurais Gamaliel I e II (Cuiabá), na Associação Comunitária de Mulheres Rurais de Cedral Grande (Rosário Oeste), e futuramente na Fundação Abrigo do Bom Jesus, que pretende utilizar a produção na alimentação de idosos assistidos.

A iniciativa é realizada pela Seaf, com investimento de R$ 200 mil via emenda parlamentar.

Serviço | Primeira despesca do projeto-piloto Ciclo Vivo

Data: Quarta-feira, 09 de julho
Horário: 10h
Local: Instituto Resgate e Liberdade, João L. Pizzato – Tangará da Serra

Data adicional: Quinta-feira, 10 de julho
Horário: 9h – Vistoria da limpeza dos peixes e reposição dos tanques

Fonte: Governo MT – MT

Sair da versão mobile