Ingredientes
- 500 g de repolho
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 2 ovos
- ½ colher (chá) de páprica
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- Cheiro verde picado a gosto
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Rale o repolho em um ralador grosso e pique a cebola finamente. Pique também o cheiro verde e o dente de alho.
- Em uma tigela grande, coloque o repolho, a cebola, o cheiro verde, o alho, os ovos batidos, a páprica, o sal e a pimenta. Misture bem com as mãos mesmo.
- Em seguida, adicione a farinha aos poucos, mexendo com as mãos para incorporar bem todos os ingredientes, até formar uma mistura espessa e homogênea.
- Com as mãos molhadas, modele os bolinhos da forma que quiser (como croquetes ou como hambúrgueres).
- Leve uma frigideira ao fogo médio e aqueça um pouco de óleo. Em seguida, coloque os bolinhos para fritar por 3 a 4 minutos de cada lado, ou até dourar a superfície. Faça isso até terminar toda a massa. Aí, é só servir como desejar.
Dicas extras para inovar no preparo dos bolinhos de repolho
Além da praticidade de fritar os bolinhos na frigideira, você também pode fazê-los assados. Quando quero algo mais leve, coloco na assadeira, rego com azeite e deixo 25 minutinhos no forno a 180°C. Eles ficam douradinhos, crocantes por fora e macios por dentro.
Ah, e uma dica que aprendi na prática: escaldar o repolho antes de misturar na massa deixa os bolinhos mais macios. Se quiser variar, também dá para acrescentar cenoura ou abobrinha ralada, ou até trocar parte do repolho por arroz cozido, que deixa a receita mais substanciosa.
E não pense que eles só são bons na hora em que ficam prontos. No dia seguinte, ficam ainda mais gostosos! É só reaquecer na frigideira ou no forno e eles voltam a ficar crocantes. Resumindo: esses bolinhos de repolho conquistaram meu coração. São saudáveis, fáceis de adaptar e, acredite, mais saborosos do que muita carne.





