Óleo, manteiga ou desmoldante pra untar ou papel manteiga pra forrar a fôrma
Farinha de trigo pra polvilhar
50 g de amora para o glacê
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Preparo
1.Aqueça o forno a 180ºC (médio). Separe uma fôrma retangular de uns 20 cm e bordas altas ou uma fôrma de média pra pequena de buraco no meio, unte com óleo ou manteiga e polvilhe com farinha, ou use desmoldante ou forre com papel manteiga do tipo assa fácil (daquele que não gruda mesmo).
2.Coloque a amora e o açúcar no liquidificador e bata até obter um suco grosso (se for amora preta gordinha, passe pela peneira pra descartar as sementes e volte com a mistura pro liquidificador).
3.Junte o óleo, os ovos e o sal, bata só até misturar, junte a farinha e continue batendo só pra conseguir uma massa rosada e homogênea. Passe pra uma tigela, misture o bicarbonato e as raspas de laranja (na hora, ela já muda um pouco de cor). Se quiser economizar louça, misture com uma espátula dentro do copo mesmo.
4.Transfira a massa pra fôrma e leve ao forno por uns 45 minutos, até que esteja crescido, dourado, firme e se soltando das laterais da fôrma (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). A cor vai mudar um pouco, mas será linda também.
5.Enquanto o bolo assa, separe o prato de servir e faça o glacê.
6.Coloque a amora numa peneira e, espremendo bem com uma colher, deixe o suco cair numa tigelinha.
7.Junte o açúcar de confeiteiro e misture com uma colher até conseguir uma pasta roxinha (não vai ao fogo mesmo), reserve.
8.Retire o bolo do forno, aguarde 5 minutos, desenforme, espalhe o glacê por cima e nas laterais (dá pra usar um pincel ou uma colher) e deixe amornar por umas 2 horas antes de servir. O tempo de amornar é importante, pois a massa é frágil e tem que firmar pra não esmigalhar.
9.O bolo fica perfeito por uns 2 dias fora da geladeira, depois começa a secar.