sexta-feira, 26 junho 2026
Início Brasil Arara-azul-grande, bugio-preto, tamanduaí e outros 177 animais entram para a lista de...

Arara-azul-grande, bugio-preto, tamanduaí e outros 177 animais entram para a lista de fauna ameaçada no Brasil

0
36
stunning hyacinth macaw in natural habitat
Photo by Wendell Stoyer on Pexels.com

 A Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção foi atualizada.

180 novos animais entraram para a relação.

Em contrapartida, 150 espécies que deixaram de correr risco iminente de desaparecer foram retiradas da lista.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, o país conta atualmente com 790 espécies ou subespécies de aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres sob diferentes graus de perigo.

Ainda de acordo com a listagem, 9 animais da fana brasileira estão formalmente declarados extintos no território nacional, sendo seis aves, dois anfíbios e um mamífero: o roedor de Vespucci, que habitava exclusivamente o arquipélago de Fernando de Noronha.

Entre os novos integrantes da listagem que exlgem atenção urgente das autoridades ambientais estão espécies como a arara-azul-grande, o bugio-preto e o tamanduaí.

O Ministério do Meio Ambiente reforçou que a atualização deste documento, que substitui a versão de 2022, serve como um guia fundamental para que cientistas e organizações civis desenhem novos planos de preservação e recuperação ambiental.