terça-feira, 23 junho 2026
Início Segurança Polícia Civil mira facção criminosa e cumpre mandados em Lucas do Rio...

Polícia Civil mira facção criminosa e cumpre mandados em Lucas do Rio Verde contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

0
30
PJC MT

Operação busca bloquear recursos financeiros do Comando Vermelho e enfraquecer a estrutura econômica utilizada para sustentar atividades criminosas

Lucas do Rio Verde está entre os municípios alvos de uma grande operação deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira, com foco no combate à lavagem de dinheiro, ao tráfico de drogas e à atuação de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.

A ação tem como principal objetivo interromper o fluxo financeiro da organização criminosa, promovendo a descapitalização da facção e enfraquecendo a estrutura econômica utilizada para financiar atividades ilícitas.

Ao todo, foram expedidas 23 ordens de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão e 31 medidas de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens. As determinações judiciais são direcionadas a suspeitos investigados por participação em um esquema de movimentação e ocultação de recursos provenientes do tráfico de drogas e de outros crimes.

De acordo com as investigações, os alvos atuavam de forma organizada para esconder a origem ilícita do dinheiro, utilizando contas bancárias, patrimônio e terceiros para dar aparência legal aos valores movimentados pela facção. A estratégia permitia a circulação dos recursos e o financiamento contínuo das atividades criminosas.

Em Lucas do Rio Verde, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados judiciais relacionados à investigação, que também alcançou os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, além de alvos localizados no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Civil, a operação não tem como foco apenas os integrantes diretamente envolvidos no tráfico de drogas, mas também a rede financeira responsável por administrar e ocultar os lucros obtidos com a atividade criminosa. A intenção é atingir a base econômica da facção, reduzindo sua capacidade de atuação e expansão.

As investigações seguem em andamento e novos desdobramentos não estão descartados. A Polícia Civil não informou, até o momento, o número de prisões ou apreensões realizadas especificamente em Lucas do Rio Verde.