PF deflagra nova fase da Ararath, a 16ª; conselheiro afastado é alvo da operação

0
163

Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta (17) a 16ª fase da Operação Ararath. Um dos alvos é o conselheiro afastado do Tribunal de Contas, José Carlos Novelli. Agentes da PF cumprem neste momento vários mandados de busca e apreensão para elucidar o esquema de corrupção que desviou recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito entre 2006 e 2014.

Um dos mandados é cumprido na residência de Novelli. Outro em um imóvel dele, no bairro Jardim das Américas, mas há informações preliminares de que está vazio. Agentes estão também na sede do TCE.

A 15ª fase da Ararath foi deflagrada em dezembro de 2017. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em fevereiro deste ano, por unanimidade, o STJ manteve o afastamento de Novelli e mais quatro conselheiros do TCE-MT – Antonio Joaquim, Sérgio Ricardo, Waldir Teis e Valter Albano. Os cinco estão afastados há mais de dois anos, desde setembro de 2017, após delação do ex-governador Silval Barbosa que detalhou suposto pagamento de propina aos membros da Corte de Contas. A decisão à época foi do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado Diógenes Curado, que faz a defesa de Novelli, que acompanha o cumprimento da busca e apreensão e não vai se pronuncia até o final do cumprimento do mandado. A PF também disse que não se pronunciaria, porque o processo corre em sigilo.

 

Por RDNews