Atual prefeito é favorito em Lucas, diz Gazeta Dados

0
68

Pesquisa do Instituto Gazeta Dados encomendada pelo jornal A Gazeta para medir a intenção de votos nas eleições municipais de Lucas do Rio Verde (a 334 km ao norte de Cuiabá), na modalidade estimulada – quando uma lista de possíveis candidatos é apresentada ao entrevistado -, aponta para a reeleição do atual prefeito, Luiz Binotti (PSD) com 51,61% dos votos válidos. Levando-se em consideração a margem de erro que é 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Binotti está entre 54,61% e 48,61%.

Votos válidos são os percentuais usados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) para declarar um candidato eleito. Nesta simulação, são retirados os índices de brancos e nulos e os de não sabe e/ou não respondeu.

Na primeira rodada de pesquisa em Lucas, o empresário Miguel Vaz (Cidadania) aparece no segundo lugar com 38,71% dos votos válidos. Pela margem de erro está entre 41,71% e 35,71%.

Em terceiro surge Mano da Saúde (Pros) com 8,06%, seguido por Cláudio Senna (Pode) com 1,62%. Brancos e nulos somam 4%. Os que não souberam ou não quiserem responder

totalizam 34%.

Já na modalidade espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta -, Binotti é o mais lembrado com 31%, 11 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Miguel Vaz, lembrado por 20% dos entrevistados. Mano da Saúde vem em terceiro com 4% e Cláudio Senna com 1%.

Brancos e nulos chegam a 4% e não sabem ou não quiserem responder sobem para 40%.

Em relação à rejeição dos candidatos de Lucas, 29% dos entrevistados declararam que não votariam de jeito nenhum em Luiz Binotti. Na sequência vem Mano da Saúde com 27%, acompanhado de Cláudio Senna com 24% e Miguel Vaz com 20%.

Em uma simulação de pesquisa espontânea para a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, o Gazeta Dados aponta para uma renovação de pelo menos 40% dos parlamentares. É necessário lembrar que este resultado pode não representar a realidade, uma vez que não se trata de uma amostragem com validade científica.

Os nomes mais lembrados são de Zulu, Kassiano Souza, Paulo Nunes, Francisco e Marcos Aurélio. Já entre os atuais vereadores, o mais bem colocado é Marcos Paulista, que aparece em sexto lugar.

Fernando Pael, Dr. Jayme Floriano, Dr. Wagner Godoy e Márcia Pelicioli vêm logo atrás. Outro que pontuou é o delegado Wlad Mesquita. Mais 52 nomes também foram lembrados pelos

entrevistados.

A pesquisa foi realizada com 400 moradores entre os dias 10 e 11 de outubro, em 26 bairros da cidade. O intervalo de confiança é de 95%.

Ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a este, dentro da margem de erro estipulada, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-07290/2020

Fonte: Nortão Noticia