Meio Ambiente alerta para a prevenção de queimadas no período de seca em Lucas do Rio Verde

0
127
Foto: Secom MT

Quando a paisagem do Cerrado mato-grossense ganha ares desérticos, a atenção da população deve ser redobrada quanto às queimadas, crime ambiental que devasta o meio ambiente, mata espécies nativas, polui o ar e causa diversos problemas de saúde aos humanos.

Na tentativa de prevenir esses incêndios florestais em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou uma série de ações orientativas quanto ao período de seca. Os trabalhos de combate a incêndios vem sendo feitos em parceria com a 13º Companhia do Corpo de Bombeiros da cidade.

A Prefeitura e os militares estudam a implantação de uma brigada municipal, que seria integrada por novos bombeiros e contratados pelo município, de forma mista.

Segundo o tenente dos Bombeiros, Gustavo Corrêa, a corporação, juntamente da pasta, percorrerá as áreas mais distantes da cidade, onde a chegada de uma equipe para combater o fogo pode levar mais tempo de deslocamento, como os distritos ao entorno de Lucas.

“Com as pessoas nesses locais e preparadas, não só para evitar as queimadas, mas para saber como agir quando ocorrerem os incêndios, o dano pode ser muito menor, com uma fase de resposta mais rápida”, destacou o oficial.

Emergência ambiental à nível de estado 

O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou, na quarta-feira (19), a publicação de um decreto de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, e adianta o período proibitivo de queimadas na zona rural em todo o estado. O decreto nº 938/2021 foi publicado no Diário Oficial.

Conforme divulgado pelo estado, outra medida adotada foi o investimento na prevenção e combate aos incêndios e desmatamento ilegais de mais de R$73 milhões para este ano. Com o documento, é possível contratar 100 brigadistas em caráter emergencial e temporário, que devem ajudar as forças de segurança no combate ao fogo.

Para adotar as medidas, o governo considerou o monitoramento que vem sendo feito em todo o Estado, que apontou aumento nos focos de calor em maio, com baixa quantidade de chuvas, e baixo nível de umidade relativa do ar, situações favoráveis para a propagação do fogo.

Confira as orientações da Secretaria para evitar queimadas:

• Não jogar bitucas de cigarro no chão;
• Não utilize o fogo para a queima de lixo doméstico ou qualquer outro tipo de resíduo ou material (folhas, móveis, etc);
• Não lance fogos de artifício em locais de vegetação;
• Nunca abandone fogueiras ou braseiros sem antes se certificar que o fogo foi totalmente extinto;
• Não use fogo na limpeza de terrenos;
• Mantenha sempre limpo seu terreno;
• Para proteger grandes áreas de plantação, faça aceiros;
• Queimadas para plantio só com autorização do órgão ambiental competente.

Fonte: Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque