Quarenta policiais iniciam curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate da PMMT

0
74
- Foto por: CCSMI-PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), realizou na manhã desta segunda-feira (21.03), a aula inaugural do 2º Curso de Formação de Multiplicadores Institucionais de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A aula inaugural foi realizada no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Participam do curso 40 alunos, sendo 34 policiais militares das unidades especializadas da PMMT, além de policiais militares e civis dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal.

O curso é voltado para ministrar técnicas do protocolo Marc 1 que direciona as ações no controle de hemorragia, manutenção das vias aéreas, da respiração e prevenção contra a hipotermia, os quais têm salvado muitas vidas pelo país.

A aula inaugural foi ministrada pelo capitão Mário Picetskei Júnior, da Polícia Militar do Paraná, que falou sobre a importância do protocolo Marc 1 no atendimento pré-hospitalar em combate até a chegada do policial ferido para um atendimento de qualidade em uma unidade hospitalar.

O comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, presidiu a solenidade e destacou a importância do curso da PMMT para o salvamento de vidas de policiais feridos em combate. “Para melhor atender o nosso público interno, instruir e multiplicar o conhecimento adquirido, visando salvar vidas. Uma vez que somos a única instituição de segurança pública presente em todos os municípios de Mato Grosso, somos nós que poderemos dar aquela primeira resposta, mantendo os sinais vitais e aumentando a chance de sobrevida”, ressaltou.

O comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), tenente-coronel André Willian Dorileo, afirmou que o fortalecimento da doutrina de atendimento pré-hospitalar tem crescido e se faz cada vez mais importante. “É sensato e necessário capacitar este mesmo profissional de técnicas, procedimentos e boas práticas que elevam a possibilidade de sobrevida do eventual policial ferido”, afirmou o tenente-coronel.

Também participaram da solenidade o coronel Paulo César da Silva, comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip); coronel Edvan Manoel de Azevedo, do comando especializado da PMMT (Cesp); coronel José Nildo de Oliveira, comandante do 1º Comando Regional da PM, além de outras autoridades militares e civis.

Fonte: Hallef Oliveira PMMT
Crédito de imagem: – Foto por: CCSMI-PMMT