Servidores passam por capacitação sobre gerenciamento de riscos em contratações públicas

0
98
Foto: Controle Interno

Servidores do Controle Interno, Departamento de Licitações e Contratos e do Saae de Lucas do Rio Verde participaram, nos dias 6 e 7, de uma capacitação sobre como implantar gestão de riscos em contratações públicas. O encontro foi realizado em Cuiabá.

O curso faz parte de uma série de capacitações que os servidores estão passando para enquadrar o Município na nova Lei de Licitações n° 14.133/2021.

Ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson de Souza, o curso apresentou as principais abordagens metodológicas relativas aos modelos de gerenciamento de riscos (Norma ISO 31000/2018 e Coso II -Gerenciamento de Riscos Corporativos).

Também foi desenvolvido um estudo de caso prático para demonstração da sequência de passos para implantação da gestão de riscos em uma organização pública. Com isso, os servidores receberam instruções para planejar e executar o processo de gerenciamento de riscos em suas atividades, seguindo as estruturas conceituais existentes para essa atividade.

O objetivo da capacitação foi contribuir para o desenvolvimento da metodologia de gerenciamento de riscos na Administração Municipal, oferecendo subsídio aos gestores para implantação de controles internos efetivos, fomentando o aprimoramento da gestão e a boa e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.