Unidade de saúde do Fujii oferece aulas de alfabetização em Lucas do Rio Verde

0
85
Foto: Secretaria de Saúde

Quem disse que Unidade Básica de Saúde (PSF) também não é lugar de leitura e aprendizado? No PSF XV, no bairro Jaime Seiti Fujii, de Lucas do Rio Verde, os pacientes e moradores, além de serem atendidos, ainda contam com um grupo de alfabetização de adultos, que funciona uma vez por semana.

O idealizador do projeto é o Drº Fausto Carneiro, que começou observando a necessidade de cada paciente, juntamente com sua equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, através dos atendimentos na unidade de saúde.

O médico conta que a ideia nasceu de um fato cotidiano, ao ver que os pacientes tinham muita dificuldade para ler as receitas médicas e de enfermagem, assim, a equipe do PSF propôs a criação do grupo, que beneficia a adultos analfabetos ou semianalfabetos a oportunidade de aprender a ler e escrever.

As aulas contam com apoio voluntário do enfermeiro Carlos Alberto Sousa de França Filho e do professor voluntário, Kenny Barbosa.

No espaço recreativo da Academia da Saúde, que fica anexa ao PSF, uma mesa e cadeiras, além de uma pequena lousa, formam a sala de aula. O curso de alfabetização não tem um tempo exato de duração, mas é destinado para pessoas que percebem suas necessidades.

Atualmente, as aulas contam com 10 participantes. Os interessados devem procurar o PSF XV, que fica na rua Adelino Cosma, quadra 33, lote 23, no bairro Jaime Seiti Fujii.