Apresentação do planejamento estratégico aponta maior satisfação do cidadão desde 2016

0
186
Foto: Ascom Prefeitura/ Yuri Cardozo

A apresentação dos resultados anuais do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), referente ao exercício de 2022, apontou o maior nível de satisfação do cidadão luverdense em relação à administração municipal, desde 2016. O indicador, que tinha como meta 72% de aprovação no referido período, registrou 75,12%.

O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (26), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. Os resultados foram apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. Participaram da conferência o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, os secretários municipais, integrantes do GPE, vereadores e representantes do TCE-MT.

A satisfação dos servidores públicos municipais em relação à gestão apresentou impacto positivo: 86,61% – quando a meta estabelecida pelo programa era de 75%.

No ano passado, o Município atingiu 86% das metas estabelecidas pelo programa de desenvolvimento do Tribunal de Contas.

Outro indicador de destaque foi o número de empresas em funcionamento, em que a meta era de 7.750 em 2022, quando Lucas do Rio Verde registrou 10.120 estabelecimentos em atividade.

Na Saúde, por exemplo, o destaque foi para a cobertura de Atenção Básica, que representa os serviços essenciais prestados à população, com 100% da meta atingida.

A pasta de Esporte e Lazer alcançou, no último ano, 252.778 pessoas impactadas nos eventos promovidos pela Secretaria, diante da meta estabelecida, que era de 62 mil pessoas.

O índice de comunicação com o cidadão se mostrou ainda mais positivo no comparativo com o ano anterior. Em 2021, o alcance foi de 83,09%, diante da meta de 82%. Em 2022, o registro foi de 90,20%.

Além do balanço de cada secretaria, com explanação pelos secretários das pastas, os resultados incluem o destaque do município entre as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil, no Ranking Smart Cities, em que alcançou o 82º lugar.

A premiação colocou Lucas do Rio Verde no 8º lugar do Brasil entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes e 1º lugar do Centro-Oeste. No ano passado, o município também foi destaque no prêmio Band de Cidades Excelentes, alcançando o 1º lugar no ranking do Centro-Oeste.

“Esse momento é importante para enxergar como estamos, como está evoluindo cada uma das áreas, o que planejamos e o que conseguimos executar. É a forma de ajustar o que ainda precisamos melhorar. O Município não existe para dar lucro financeiro, mas para dar lucro social através dos serviços públicos prestados à população”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.

Sobre o GPE

O GPE – antigo PDI – é um programa de longo prazo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), voltado ao desenvolvimento de políticas públicas municipais, como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social, além do foco no desenvolvimento integrado e permanente das instituições públicas adeptas ao sistema, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é adepta ao programa desde 2013 e, anualmente, faz a apresentação dos resultados, conforme as diretrizes do GPE.