França – Agricultores protestam contra a proibição de defensivo

0
228

Uma recente decisão adotada pelo Tribunal da União Europeia provocou revolta em agricultores da França. No mês passado, o órgão anulou a política francesa que permitia um defensivo usado na cultura da beterraba, mas que era proibido em demais países do bloco europeu. O produto em questão é a base de neonicotinoides.

Com a decisão do tribunal da UE, agricultores protestaram. Entre outras ações, manifestações foram realizadas em plenas ruas e avenidas de Paris. Para isso, segundo a Rádio França Internacional (RFI), cerca de 500 tratores foram usados. Além disso, os atos contaram com a participação de mais de dois mil trabalhadores rurais.

Em meio ao protesto, agricultores reforçaram que a proibição do uso de mais um defensivo no solo francês amplia o temor de um declínio ainda maior na produtividade de beterraba no país. O fechamentode fábricas de açúcar foi outra preocupação externada pelo grupo.

“Os meios de produção não podem ser banidos” — Cyril Milard

“Queremos mostrar ao governo que os meios de produção não podem ser banidos sem alternativa”, afirmou o produtor Cyril Milard. A França é o segundo maior produtor mundial de beterraba, que pode ser usada para produzir açúcar branco e mascavo refinado.

O protesto de agricultores por causa da proibição do uso de um defensivo chamou a atenção do público que acompanha o Canal Rural na internet. A notícia sobre o assunto mais a lida da seção ‘Agricultura’ do site ao decorrer da semana.

Fora a manifestação registada na França, os outros temas que formam o top five de maiores audiência da vez envolvem o registro de um herbicida inédito no Brasil, uma fala sobre oportunidades para o agronegócio nacional na China e suspensão de linhas de crédito rural por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Editado por: Anderson Scardoelli.