Opep+ anuncia corte na produção de mais de 1 milhão de barris dia

0
194

Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em forte alta nesta segunda-feira (3/4), após a Arábia Saudita e outros integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) anunciarem um corte na produção em mais de 1 milhão de barris por dia.

Por volta das 7 horas (pelo horário de Brasília), o preço do petróleo WTI avançava 5,46%, próximo dos US$ 80, na bolsa de Nova York (NYSE).

A decisão de cortar a produção foi tomada após o preço do petróleo bruto recuar para US$ 70 o barril, o patamar mais baixo em 15 meses, em meio à preocupação com a demanda.

A medida tem o objetivo aumentar o valor do barril, uma vez que os países árabes, maiores produtores de petróleo, temem a redução da demanda. Por outro lado, o corte afetará o fornecimento para as nações importadoras do produto, o que deverá refletir em um aumento no preço dos combustíveis.

No Brasil, a expectativa é que o Ibovespa opere em alta nesta segunda, já que as petrolíferas correspondem a cerca de 15% da carteira do principal índice da bolsa brasileira.