Saúde alerta sobre as diferenças dos sintomas de Covid-19 e Influenza

0
147
A recomendação é de que, em caso de sintomas, a pessoa fique em casa e, se sair, utilize a máscara.
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que os sintomas da Covid-19 e Influenza (gripe) são bem parecidos, principalmente na fase inicial, e podem ser facilmente confundidos pela população. Entre os mais prevalentes estão febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza. No quadro mais grave, as duas enfermidades virais podem evoluir para uma insuficiência respiratória.

Por isso, a recomendação é de que, em caso de sintomas, a pessoa fique em casa e, se sair, utilize a máscara.

A transmissão das doenças também é semelhante e há duas formas de se contaminar. A primeira, forma direta, acontece por meio de contato com secreções das vias respiratórias, como conversar, espirrar ou tossir. A segunda, forma indireta, ocorre ao tocar em superfícies contaminadas e levar as mãos nos olhos, nariz e boca.

A maneira de distinguir se é Covid ou se é gripe deve ser feita por meio de testagem de antígeno.

Em Lucas do Rio Verde, o teste da Covid-19 pode ser feito nas unidades de saúde das 7h às 11h e das 13h às 17h ou, no Pronto Atendimento Municipal – PAM, das 6h à meia-noite. 

O município disponibiliza, pelo SUS, os imunizantes contra as duas patologias virais, cujo objetivo é evitar a evolução para formas graves das doenças.

A vacina contra a Influenza é para pessoas acima de 06 meses, a vacina é trivalente, protegendo contra o vírus H1N1, a cepa B e o H3N2.

Já a vacina contra a Covid-19, está disponível para idade de 6 meses acima.

A Secretaria de Saúde reforça que a população precisa tomar cuidado redobrado. O preferível, então, seria optar por espaços abertos, ventilados e com janelas aberta. Também é importante evitar aglomeração e não abrir mão do álcool em gel.