A etapa de Teahupoo define último classificado para Finals de Surfe, Medina fica fora

0
108

A etapa de Teahupoo do Circuito Mundial de Surfe promoveu uma final emocionante entre Gabriel Medina e Jack Robinson, onde o último classificado para o Finals, em Lower Trestles, na Califórnia, foi decidido. Embora Medina tenha liderado a disputa pelo título, o brasileiro acabou permitindo a virada de Robinson, que garantiu a última vaga para o evento em setembro. Com esse revés, o tricampeão mundial fica distante da Olimpíada de Paris, que já tem a presença garantida de Filipe Toledo, o Filipinho, e conta agora com João Chianca, o Chumbinho.

Foto: @WSL / Beatriz Ryder

Medina chegou à final após duas vitórias e duas derrotas nos confrontos contra Robinson. A disputa pelo topo da última etapa regular do Circuito Mundial foi decidida pelas últimas notas. Embora ele tenha liderado a bateria com 15.00 pontos, o australiano conseguiu uma virada espetacular, totalizando 15.66 no placar final.

Além do impacto na busca pelo título, Medina também lamentou ficar fora da disputa dos Jogos Olímpicos pelo segundo ano consecutivo. Vale ressaltar que a próxima edição dos Jogos Olímpicos acontecerá em Paris, justamente em Teahupoo, local que faz parte da Polinésia Francesa. João Chianca, que avançou para os Finals, conquistou a segunda vaga.

Apesar disso, há ainda uma pequena esperança para Medina com as mudanças nas regras de classificação para Paris-2024. Ele terá que vencer o Isa Games por equipes em 2024, o que garantiria o Brasil com um terceiro representante.

Enquanto Medina volta suas atenções para o próximo ano, Filipinho, atual líder do Circuito Mundial e com vantagem no Finals, e Chumbinho buscarão garantir o Brasil como campeão pelo quarto ano consecutivo. Além deles, Jack Robinson, Ethan Ewing da Austrália e Griffin Colapinto dos Estados Unidos também estarão presentes nos Finals.