Cooperativas Escolares de Lucas do Rio Verde recebem formação continuada

0
201
Foto: Divulgação

Com objetivo de vivenciar os princípios do cooperativismo através do jogo da Cooperlândia e identificar em qual fase do jogo estão cada cooperativa escolar, alunos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde participaram de uma formação continuada, entre 7 a 11 de agosto, com gestores escolares e coordenação pedagógica das escolas participantes do programa.

Os estudantes trocaram experiências e aprimoraram os conhecimentos recebidos pelas assessoras pedagógicas Delci Bender e Rita Vargas, que prestam trabalhos pela GretaConsultoria, empresa do Rio Grande do Sul. “É muito importante que esses momentos de formação e trocas entre as cooperativas aconteçam. O trabalho com as professoras orientadoras teve o propósito para que as orientadoras compreendam e se apropriem do material pedagógico para realizar nas oficinas com os alunos associados”, explicou Delci Bender.

Segundo a coordenadora local, Natalia Gortz, “a cada assessoria que participamos, nos sentimos fortalecidos. É sempre necessário e importante nos aprofundar no material da Cooperlândia, que conta com livros de dicas para o professor e alunos. O professor orientador tem em seu planejamento em revisitar a metodologia através do material, aplicar e desenvolver com nossas crianças adolescentes participantes do programa”.

As cooperativas escolares são uma iniciativa da Sicredi Ouro Verde com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação.

As escolas participantes são: São Cristóvão (Coração Valente), Cecília Meireles (CeciCoop), Eça de Queirós (Coopereça) e Olavo Bilac (OlavoCooper).

“As Cooperativas Escolares acontecem através do envolvimento de todos, estamos construindo um futuro promissor, baseado nos princípios do cooperativismo e na transformação das vidas de nossos estudantes. O programa é uma verdadeira parceria entre educadores, alunos e comunidade” enfatiza a secretária de Educação, Elaine Lovatel.