Saae firma acordo de cooperação com IFMT

0
45
Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus LRV, firmaram um acordo de cooperação para concessão de projetos de pesquisa aos estudantes, com validade de dois anos.

Para o diretor da autarquia, Mauricio Fossatti, a parceria é fundamental para uma projeção maior dos resultados das ações que já são realizadas diariamente. “A questão do meio ambiente tem grande relevância e nós, como Município, sempre estamos atuando e fazendo a nossa parte. Sem dúvidas os alunos do Instituto trarão grandes resultados e até mesmo soluções com os estudos que serão realizados em nosso campo”, afirma.

O objetivo do termo de cooperação é desenvolver um sistema de tratamento do lodo de esgoto através de compostagem e estabilização com a cal virgem para a elaboração de adubo orgânico produzido pela compostagem de lodo de esgoto obtido no tratamento de esgoto do Saae, visando trazer uma destinação mais adequada ao resíduo.

 “Temos grandes expectativas com o projeto. Os resultados trarão impactos positivos, onde ocorra a padronização da metodologia, tornando-a eficaz para o tratamento do lodo proveniente do tratamento, como biofertilizante  que poderá ser  utilizado na agricultura familiar”, aponta João Vicente, diretor geral do IFMT – Campus LRV.

No ato, também foi realizada assinatura de outros termos de cooperação com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Fundação Rio Verde. Em seguida, realizada visita pela estrutura do Campus para que a diretoria da autarquia pudesse conhecer um pouco mais sobre onde acontecerá a parte teórica e alguns estudos durante a realização do projeto.