Agricultores participam de II Encontro Técnico de Apicultores em Lucas do Rio Verde

0
49
Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Vivendo em uma sociedade de forma extremamente organizada, as abelhas são as maiores polinizadoras do reino animal e, além da significativa contribuição ambiental, sua importância na agricultura também se complementa pelos produtos vindos da apicultura.

Para incentivar esse ramo, foi realizado na segunda-feira (11), o II Encontro Técnico de Apicultores, que contou com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sebrae, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Seciteci.

(Foto: Ascom Prefeitura/Agricultura e Meio Ambiente)

A realização do evento foi a UniLaSalle e acadêmicos de Engenharia Agronômica. Durante o evento, os apicultores puderam demonstrar seus produtos para os demais participantes na Feira do Mel.

“Incentivar e fomentar a cadeia do mel é uma das metas da Gestão Municipal. E essa aproximação com os produtores cria uma sinergia para que tenhamos controle de tudo que produzimos e como desenvolver maneiras de incentivar a produção e derivados do mel”, pontua, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

(Foto: Ascom Prefeitura/Agricultura e Meio Ambiente)

Apicultura em Lucas do Rio Verde

O incentivo a cadeia do mel em Lucas do Rio Verde está regulamentado pela Lei nº 3.414/2022 – que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento da Apicultura – Apilucas. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está acompanhando a cadeia do mel através de aquisição de 60 caixas de abelhas que foram doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e outras 80 que foram adquiridas com recursos próprios da Gestão Municipal, além da assistência técnica com o Senar e Empaer.