America-RJ celebra seu 119º aniversário

0
260

Com sete títulos do Campeonato Carioca, o America Football Club, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, completa nesta segunda-feira (18) seu 119º aniversário. Com sede social no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio – o prédio está sendo reconstruído –, o America leva seus jogos para o Estádio Giulite Coutinho, de sua propriedade, na cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense.

A arena tem capacidade para abrigar 13 mil pessoas, mas, de acordo com seu projeto original, pode ser ampliada para receber 32 mil torcedores. Dono de um dos hinos mais bonitos do futebol nacional, composto por seu torcedor ilustre Lamartine Babo, o America foi o terceiro colocado do Brasileiro de 1961 e o quarto melhor da Série A em 1986.

Pelo clube passaram jogadores que fizeram história no futebol brasileiro, como Ari, Belfort Duarte, Plácido, Orlando Lelé, Jorginho, Edu e Luisinho Lemos, entre outros.

Foi do America também o primeiro goleiro da Seleção Brasileira numa Copa do Mundo: Joel, que atuou na derrota do Brasil por 2 a 1 para a Yugoslavia, em julho de 1930. Naquele que seria o primeiro jogo da Canarinho em Copas, o America teve outro titular: o zagueiro Hermogenes.

Entre as conquistas do clube, há de se destacar o título da Copa dos Campeões, torneio organizado em 1982 pela CBF e que reuniu os grandes clubes do futebol do País.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o America Football Club pelos 119 anos de história.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Jorge Luís Totti/Paysandu