Avaí completa 100 anos de fundação

0
73

A história do Avaí Futebol Clube passa por Amadeu Otto Horn. No início do século passado, o comerciante catarinense recebia jovens em sua casa, em Florianópolis, para jogar futebol. Também era ele que providenciava os uniformes listrados em branco e azul. Após duas partidas amistosas em que os “Garotos do Seu Amadeu” venceram o Humaitá, os resultados animaram a todos e, assim, uma reunião realizada em 1 de setembro de 1923 selou a criação do Avahy Foot-ball Club.

A sugestão do nome foi de Arnaldo Pinto de Oliveira, que, à época, lia um livro sobre a Guerra do Paraguai: “A batalha do Avaí”. 

“Quero parabenizar o Avaí pelo seu centenário repleto de conquistas, títulos. Um grande clube não só de Santa Catarina como também do Brasil. Felicito toda a sua diretoria e seus torcedores pela data histórica”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Amadeu Otto Horn e sua família

Amadeu Otto Horn e sua família
Créditos: Acervo pessoal / Reprodução

Após a fundação da Liga Santha Catarina de Desportos Terrestres, em 1924, o Avaí disputou e venceu o primeiro Estadual. Mais tarde, numa das partidas nos anos 50, um locutor classificou a atuação do time como “a de um Leão”. Surgia, assim, o mascote do clube.

Equipe campeã catarinense de 1924

Equipe campeã catarinense de 1924
Créditos: Divulgação

Ao longo de sua história, o Avaí conquistou 18 estaduais, um título da Série C do Brasileirão, uma Copa Santa Catarina, entre outros troféus. O clube carrega a melhor campanha de um catarinense na elite do futebol brasileiro: o sexto lugar, em 2009.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Avaí Futebol Clube pelos 100 anos de muita história. 

Avaí foi campeão da Série C em 1998

Avaí foi campeão da Série C em 1998
Créditos: Divulgação

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Acervo pessoal / Reprodução