Corinthians celebra 113 anos de história

0
132

Nesta sexta-feira (1), o Sport Club Corinthians Paulista completa 113 anos de muita história e títulos, para a alegria de sua torcida, conhecida como Fiel. A origem do clube data de 1910, quando os operários Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, conceberam a ideia de fundar o time.

A inspiração do nome veio da equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club, que passava pelo Brasil em excursão. Mais de um século depois, com milhões de torcedores apaixonados e muitos taças na prateleira, a escolha se mostrou correta. Para reforçar a ligação entre os clubes, em 1988 e 2015, o Timão organizou amistosos contra os ingleses, vencidos pelos brasileiros por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

Corinthians e Corinthian-Casuals se enfrentaram em 2015

Corinthians e Corinthian-Casuals se enfrentaram em 2015
Créditos: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O primeiro troféu do Corinthians veio em 1914, com a conquista do Campeonato Paulista em campanha invicta de dez vitórias em dez jogos. Hoje, o clube já foi 30 vezes campeão estadual e se tornou o maior vencedor da história do Paulista. Nas competições nacionais, o Timão possui sete títulos da Série A do Campeonato Brasileiro e três da Copa do Brasil, além da Série B de 2008.

“Parabéns ao Corinthians por mais um ano de sua história gloriosa no futebol brasileiro. Felicito toda a sua diretoria e seus torcedores pela bela trajetória de títulos e por ter revelado uma série de ídolos ao esporte nacional”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

No cenário internacional, o currículo corintiano também é vitorioso. O Alvinegro Paulista é bicampeão mundial (2000 e 2012) e conquistou uma CONMEBOL Libertadores (2012) e uma Recopa Sul-Americana (2013). Em 2023, o time se classificou para as semifinais da CONMEBOL Sul-Americana e está em busca do primeiro título do torneio.

Em 2000, na final do Mundial realizada no Maracanã, o Corinthians enfrentou o Vasco e seu elenco estrelado, que tinha as lideranças de Romário e Juninho Pernambucano. No dia 14 de janeiro, as equipes empataram sem gols no tempo normal, e a decisão do título foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Corinthians venceu por 4 a 3 e levantou a taça. O time escalado pelo técnico Oswaldo de Oliveira foi: Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Freddy Rincón e Ricardinho; Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão.

Corinthians se sagrou bicampeão mundial em 2012

Corinthians se sagrou bicampeão mundial em 2012
Créditos: Action Images / Matthew Childs

O ano de 2012 é um dos maiores da história do clube. A Fiel Torcida pôde soltar o inédito grito de campeão da Libertadores contra o Boca Juniors, graças à cavadinha de Romarinho no La Bombonera, eternizada pela narração de Cléber Machado, e aos dois gols de Emerson Sheik no Pacaembu. A conquista garantiu a vaga para o Mundial de Clubes em dezembro, no Japão.

No Estádio Internacional de Yokohama, o peruano Paolo Guerrero marcou o gol da vitória por 1 a 0 contra o Chelsea (ING), para a alegria das dezenas de milhares de corintianos que viajaram para o Japão. O time titular escalado por Tite foi: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Dezenas de milhares de torcedores apoiaram o Corinthians durante a disputa do Mundial

Dezenas de milhares de torcedores apoiaram o Corinthians durante a disputa do Mundial
Créditos: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Em 2016, o Corinthians voltou a ter um time de futebol feminino, e as Brabas do Timão alargaram ainda mais a coleção de títulos do clube. Sob o comando do treinador Arthur Elias, elas conquistaram três Libertadores, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Brasileiros, duas Supercopas do Brasil e, por fim, três Campeonatos Paulista.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista pelos seus 113 anos de história.

Final da Supercopa Feminina Betano 2022: Corinthians x Grêmio

Corinthians coleciona títulos no futebol feminino nas últimas temporadas
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Confira abaixo os títulos do Corinthians no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro – 1990

O primeiro título do Campeonato Brasileiro se deu na edição de 1990, vencido diante do rival São Paulo. O Corinthians venceu as duas partidas por 1 a 0, com os tentos de Wilson Mano e Tupãzinho. O meia-atacante e ídolo Neto foi a grande figura do clube para a conquista e marcou nove dos 23 gols do time na competição, sendo cinco em cobranças de falta.

Corinthians campeão brasileiro de 1990

Corinthians campeão brasileiro de 1990
Créditos: Revista Placar

Campeonato Brasileiro – 1998

Treinador do Corinthians em 2023, Vanderlei Luxemburgo era o comandante do time no bicampeonato. O Cruzeiro foi o adversário e não foi páreo para o forte time alvinegro. Após empates por 2 a 2 e 1 a 1, o Timão superou os mineiros no Morumbi pelo jogo de desempate com a vitória de 2 a 0, através dos gols de Edilson e Marcelinho Carioca, que marcou gol em todos as partidas da decisão. 

Campeonato Brasileiro – 1999

Em 1999, o Corinthians viria a se sagrar campeão do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo e novamente contra um time mineiro. Desta vez, o Atlético-MG estava no caminho da equipe e venceu o primeiro jogo por 3 a 2. Na partida seguinte, realizada no Morumbi, Luizão marcou os dois gols do 2 a 0, que colocaram o Corinthians à frente na disputa. No terceiro e último confronto, o empate sem gols garantiu o tricampeonato ao Timão.

Campeonato Brasileiro – 2005

Já no formato de pontos corridos, o Corinthians teve o Internacional como o outro postulante ao título. Após as 42 rodadas, o clube paulista terminou a competição com 81 pontos, com três de vantagem para o adversário do Sul do país. O argentino Carlitos Tevez foi o artilheiro da edição com 20 gols, e Antonio Lopes, o treinador da equipe campeã.            

Carlitos Tevez marcou 20 gols pelo Corinthians no Brasileirão de 2005

Carlitos Tevez marcou 20 gols pelo Corinthians no Brasileirão de 2005
Créditos: Divulgação/Corinthians

Campeonato Brasileiro – 2011

O pentacampeonato do Brasileirão foi conquistado seis anos depois. Com a melhor defesa do campeonato, o Corinthians brigou com o Vasco pela liderança da tabela e chegou ao título com 71 pontos, dois à frente do time carioca. Em 4 de dezembro de 2011, data da última rodada do campeonato, a Fiel Torcida recebeu a notícia do falecimento do ex-jogador Sócrates. Um empate bastava para o quinto título corintiano. O 0 a 0 contra o Palmeiras foi o suficiente para a conquista, que misturou euforia com o título e sentimento com a morte do ídolo.

Campeonato Brasileiro – 2015

Em 2015, Tite retornou ao Corinthians após a conquista de Libertadores e Mundial em 2012 e comandou a campanha de 84 pontos que, na época, se apresentava como a maior pontuação da história do Brasileirão em pontos corridos com 20 clubes – foi superado pelo Flamengo de 2019, com 90. Foi o primeiro título corintiano do Campeonato Brasileiro na Neo Química Arena, sua nova casa depois de décadas no Pacaembu.

Corinthians levanta a taça da Série A do Campeonato Brasileiro 2015

Corinthians levanta a taça da Série A do Campeonato Brasileiro 2015
Créditos: Foto: site oficial SC Corinthians

Campeonato Brasileiro – 2017

Fábio Carille foi o treinador do heptacampeonato do Corinthians, que somou 72 pontos e foi seguido de perto pelos rivais Palmeiras e Santos. Apesar da concorrência, o clube esteve na liderança da competição por 34 rodadas (da quinta à 38ª). O atacante Jô foi o artilheiro com 18 gols, em um Corinthians marcado pela forte defesa e eficiência no ataque.

Confira abaixo os títulos do Corinthians na Copa do Brasil:

Copa do Brasil – 1995

Na final diante do Grêmio, o Corinthians venceu o primeiro jogo no Pacaembu por 2 a 1, com os gols de Viola e Marcelinho Carioca. Goiano descontou para o Tricolor Gaúcho. No estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Timão se sagrou campeão com mais um tento de Marcelinho Carioca. 

Corinthians 1995 - campeão da Copa do Brasil

Corinthians 1995 – campeão da Copa do Brasil
Créditos: Divulgação/Site oficial do Corinthians/Arquivo Placar

Copa do Brasil – 2002

Em 2002, o Corinthians teve o atacante Deivid como o comandante do título. Nas decisões contra o Brasiliense (2 a 1 no Morumbi e 1 a 1 no Estádio Boca do Jacaré), ele marcou os três gols do clube.  

Copa do Brasil – 2009

No último título do clube pela competição, o time enfrentou o Internacional. A primeira partida se deu no Pacaembu, vencida pelos paulistas por 2 a 0. Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno foram os autores dos gols. Com o Beira-Rio lotado, o Corinthians não se abateu com a pressão e conquistou a taça com o empate em 2 a 2. Jorge Henrique e André Santos marcaram para o Timão no segundo jogo da final. 

Ronaldo ergue a taça da Copa do Brasil 2009

Ronaldo ergue a taça da Copa do Brasil 2009
Créditos: Daniel Augusto/Corinthians

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Divulgação