Circuito Gastronômico acontece no próximo mês em Lucas do Rio Verde

0
413
Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, valorizar os pequenos negócios alimentícios, fortalecer a cultura local e construir uma rota gastronômica na cidade, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), realizará no mês de outubro, o Circuito Gastronômico Luverdense “Temperos do Cerrado”.

O projeto está na fase final e contará com a participação de 18 restaurantes da cidade. Programado para acontecer durante duas semanas, o circuito oferecerá aos munícipes e visitantes, pratos feitos com a identidade local de Lucas do Rio Verde.

“A ideia desse projeto nasceu da necessidade de construir uma rota gastronômica, em que a gente pudesse ofertar para os turistas que vem para Lucas do Rio Verde, conhecer o que é produzido em termos de gastronomia, que vem assumindo um fator de desenvolvimento econômico muito grande dentro do município. Então, nós procuramos o Sebrae, que prontamente aceitou o desafio e está construindo esse projeto junto conosco, que beneficiará não só os turistas, mas também os nossos munícipes”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

O Circuito Gastronômico foi dividido em várias etapas. A primeira delas começou no mês de agosto, com consultorias individuais nos restaurantes participantes, feitos pelo chef gastronômico, Marcelo Cotrim.

“A gastronomia é uma representação de um povo e é em cima disso que estamos trabalhando, utilizando produtos que são muito presentes aqui na região, como o milho, a soja, o suíno e o frango. Visitamos os empreendimentos e está sendo produzido muita coisa bacana, que se tornarão pratos típicos e atrativos para a comunidade e para os visitantes, vale a pena conhecer e experimentar todos esses pratos”, ressaltou Marcelo.

Os participantes receberão uma consultoria de Boas Práticas de Produção e Manipulação de Alimentos, criando também as tabelas nutricionais dos pratos. As empresas participarão por duas semanas do Circuito Gastronômico, onde a população visitará os restaurantes, conhecerão os pratos elaborados e com a aprovação, sejam permanentes no cardápio dos empreendimentos, se tornando comidas típicas, com as características de Lucas do Rio Verde.

“O objetivo é desenvolver a cadeia do turismo, facilitando a vida do turista quando chegar no município. Estamos acostumados com o turismo ecológico e aqui na cidade, o que desenvolve além da produção de soja, milho, suíno e aves, é a cadeia de turismo de negócio. A ideia é aproveitar esse público que está presente durante a semana na cidade e estimular ele a conhecer ainda mais Lucas do Rio Verde através da gastronomia”, contou o gerente regional do Sebrae de Lucas do Rio Verde, Renato Magalhães.

Os empreendimentos participantes e detalhes dos pratos elaborados serão divulgados à população nos próximos dias, assim como a data oficial do circuito.