Lucas do Rio Verde apresenta projetos para construção de sedes para o Seciteci, Senar e Ciretran

0
192
Foto: Ascom Prefeitura

Discutir o desenvolvimento econômico a longo prazo com o fortalecimento do sistema S em Lucas do Rio Verde; esse foi o objetivo de reuniões realizadas em Cuiabá pelo prefeito Miguel Vaz. Na oportunidade, o Município apresentou projetos para a construção de sedes próprias da Escola Técnica Profissionalizante do Seciteci, Senar e Ciretran. Os encontros ocorreram nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de setembro.

SECITECI
Na segunda, o gestor municipal esteve em reunião com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, para apresentar o projeto de construção da unidade definitiva do prédio em Lucas do Rio Verde. A escola técnica da Seciteci funciona há anos em um espaço alugado, pago pela Administração Municipal.

“O nosso objetivo é ter um espaço exclusivo, maior e mais adequado para a capacitação e qualificação de mão de obra”, comenta o Miguel Vaz.

Durante o encontro, foi discutido a possibilidade dessa nova unidade receber os cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de maneira temporária, até a construção da própria sede.

Conforme o projeto apresentado, nova Escola Técnica Profissionalizante da Seciteci deve ter 5.577,39 m² de área construída, sendo o a unidade equipada com guarita, biblioteca, auditório, bloco administrativo, bloco pedagógico, bloco de laboratórios especiais, bloco de serviços e vivência e quadra poliesportiva.

FAMATO
No segundo encontro desta segunda-feira (25) foi na Famato, responsável pela administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A reunião foi com o presidente Vilmondes Tomain. Na ocasião, o Município apresentou o projeto, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, para a construção do Senar em Lucas do Rio Verde.

Classificada por ser o “S” do rural, a unidade capacita e qualifica a mão de obra para o agronegócio, a agricultura e pecuária. O projeto contempla 1.954,15 m² de área construída, com bloco de serviços e vivência, administrativo e pedagógico, contando com: arquivo, coordenação, diretoria, oito salas de aula, sala de informática, sala de professores, sala multiuso, secretaria, auditório e laboratórios.

“O diretor recebeu com muito bons olhos esse projeto e se prontificou de cuidar das tratativas de orçamentárias para colocar esse equipamento importante em construção o mais breve possível. Está sendo estudado um formato para cursos mais tecnológicos do agronegócio. É muito importante, para nós aqui de Lucas do Rio Verde, haja vista o nosso pacto pela inovação. Esse projeto vem exatamente ao encontro daquilo que nós pensamos para o futuro do município”, disse Miguel.

CIRETRAN
Na terça-feira (26), Miguel Vaz esteve no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), para apresentar o projeto de construção da nova sede da 49ª Ciretran, que atende Lucas do Rio Verde.

Serão 2.238,19 m² de área construída, com área administrativa e atendimento ao público, área da vistoria e pista de provas coberta. O encontro foi com o diretor da unidade, Gustavo Vasconcelos.

“Foram três importantes reuniões, com três grandes importantes projetos, que vão somando aqui para a gente ter uma estrutura pública e serviço público de qualidade para a população”, avalia o prefeito.

Todos os encontros foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.